Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Características epidemiológicas y clínicas de una cohorte de pacientes con el virus de la inmunodeficiencia humana / Epidemiological and clinical characteristics of a cohort of patients infected with HIV / Características epidemiológicas e clínicas de uma coorte de pacientes com o vírus da imunodeficiência humana

González, Virginia; Rodríguez, Mary; Mousques, Nélida; Dutra, Aníbal; González, Héctor; Alvez, Marcelo; Vidal, Macarena; Cremela, Luciana; Estévez, Alejandro; Pereira, Susana.
Rev. med. Urug ; 39(1): e201, 2023.
Artigo em Espanhol | LILACS, BNUY | ID: biblio-1424190
Introdução: estudos de coorte têm sido essenciais para descrever a evolução de múltiplas doenças. O Grupo Uruguaio de Estudos de HIV começou a monitorar uma coorte de pessoas com HIV de diferentes prestadores de serviços de saúde em 2018. Objetivo: descrever as características epidemiológicas e clínicas das pessoas incluídas na coorte GeUVIH. Pacientes e métodos : estudo descritivo, observacional, multicêntrico, transversal e prospectivo. No período 1º de julho de 2018 a 31 de maio de 2021 foram analisadas 795 pessoas com HIV de unidades ambulatoriais públicas e privadas em Montevidéu-Uruguai. Resultados: foram incluídas 795 pessoas. A proporção homem/mulher foi 2 para 1, a mediana de idade 46 anos sendo que 56,6% tinham entre 39 e 58 anos. O diagnóstico do HIV foi motivado especialmente por controles de saúde e pela detecção de doenças oportunistas. Ao ingressar na coorte, 49% viviam com HIV há mais de 10 anos e 25% encontravam-se na fase de AIDS. 98,4% estavam recebendo antirretrovirais e 84% deles tinham carga viral indetectável. 1,3% estavam co-infectados com HBV e 3,9% com HCV. Quatro pacientes da coorte morreram. Conclusões: observou-se uma população vinculada aos serviços de saúde, que recebe TARV com adesão ao tratamento. O envelhecimento da população obriga-nos a diagnosticar e tratar precocemente as comorbilidades. O diagnóstico de HIV deve ser incentivado durante controles de saúde e/ou campanhas preventivas. Manter a coorte prospectivamente fornecerá informações essenciais para a tomada de decisões.
Biblioteca responsável: UY6.1