Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

O vínculo na atenção primária à saúde: práticas dos enfermeiros da região Sul do Brasil / The bond in primary health care: practices of nurses in the southern region of Brazil / El vínculo en la atención primaria de salud: prátcticas de enfermeros en la región Sur de Brasil

Vieira, Letícia Becker; Nora, Carlise Rigon Dalla; Toso, Beatriz Rosana Gonçalves de Oliveira; Geremia, Daniela Savi; Mendonça, Ana Valéria Machado; Souza, Maria Fátima de.
Tempus (Brasília) ; 16(4): 121-132, abr. 2023.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1425936
Analisar as percepções dos enfermeiros sobre o vínculo nas práticas de enfermagem na Atenção Primária à Saúde. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e de natureza analítica e compreensiva,com 174 enfermeiros que atuavam na atenção primária, nos três estados da Região Sul (Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina).Para a coleta de dados, foram utilizadas entrevistas semiestruturadas, realizadas no segundo semestre de 2020. Análise dos dados de Conteúdo do tipo temática. Identificou-se como núcleos relevantes Vínculo como dispositivo relacional/atitudinal nas práticas de cuidado dos enfermeiros e A inter-relação entre o vínculo e demais atributos essenciais da atenção primária.A construção do vínculo entre os usuários e enfermeiro constitui-se em um importante dispositivo relacional para o desenvolvimento de práticas de cuidado acolhedoras e resolutivas.Aprimorar a utilização deste dispositivo relacional/atitudinal permitirá ampliar o espectro de sucesso nas ações de prevenção, promoção, diagnóstico, tratamento, reabilitação, redução de danos e manutenção da saúde, permitindo inclusive anteceder as demandas e viabilizar a corresponsabilização. (AU)
Biblioteca responsável: BR1935.9