Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

The epidemic account of dengue fever and influenza A (H1N1) in Espírito Santo press media: similarities and differences / La experiencia epidémica del dengue y la influenza A (H1N1) en los medios impresos de Espírito Santo-Brasil: similitudes y diferencias / A experiência epidêmica da dengue e influenza A (H1N1) na mídia impressa do Espírito Santo: semelhanças e diferenças

Cavaca, Aline Guio; Santos-Neto, Edson Theodoro dos; Oliveira, Adauto Emmerich; Antunes, Michele Nacif; Cardoso, Janine Miranda.
Tempus (Brasília) ; 14(2): 25-42, abri. 2020.
Artigo em Inglês | LILACS | ID: biblio-1426182
O estudo analisouas epidemias de dengue e de influenza A (H1N1) na mídia impressa do Espírito Santo (ES). Foram coletadas todas as matérias que abordavam essas epidemias, no período de novembro de 2007 a dezembro de 2010, no periódico A Tribuna. Foram analisadas as matérias em relação às suas características editoriais, à distribuição temporal e à relação com o número de casos notificados e mortes pelas respectivas patologias, coletado nos Sistemas de Informação em Saúde. A dengue registrou 1.870 matérias, 133.641 notificações e 94 mortes no período. Já a H1N1 registrou 411 notícias, 519 casos e 15 mortes. Houve diferença estatisticamente significante nas representações de dengue e de influenza A (H1N1) no que diz respeito à chamada na capa, aos editorias, ao espaço editorial e ao tipo de matéria opinativa. Houve correlação estatística mais forte entre o número de mortes, notificações e notícias de dengue, quando comparadas às mesmas correlações para influenza A (H1N1). A quantidade de casos notificados influencia diretamente na midiatização das doenças estudadas. As epidemias contemporâneas constituem eventos complexos dos quais as construções midiáticas participam ativamente, colocando em cena percepções de risco que podem elevar exponencialmente as tensões e interferir nas políticas de saúde. (AU)
Biblioteca responsável: BR1935.9