Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Impactos da COVID-19 nos pacientes oncológicos: uma revisão sistemática / Impacts of COVID-19 on cancer patients: a systematic review

Teixeira, Amanda Carvalho Girardi; Sá, Arthur Castro de; Silva, Diogo Augusto Martins; Almeida, Isabelle Lina de Laia; Rego, Jaqueline Ferraz; Barros, João Domingos Barreto Saraiva; Moreira, Marília Rodrigues; Oliveira, Stefan Vilges de.
Rev. méd. Minas Gerais ; 32: 32212, 2022.
Artigo em Inglês, Português | LILACS | ID: biblio-1426622

Introdução:

Com a pandemia de coronavírus os pacientes oncológicos, que estão em tratamentos, nos quais a maioria são imunossupressores, se tornaram um grupo muito suscetível a formas graves da infecção. Logo, como forma de proteção e prevenção, a realização de exames de rastreio no ambiente hospitalar foi restringida, atrasando diversos diagnósticos e comprometendo a eficácia de tratamentos.

Objetivos:

Analisar a produção científica acerca do tema câncer e COVID-19, a fim de contribuir com informações sobre o assunto.

Métodos:

Revisão sistemática da literatura nas bases de dados SciELO, LILACS e PubMed. Os descritores utilizados foram "câncer" AND "COVID-19" de acordo com o Medical Subject Headings (MeSH) e seus equivalentes para a língua portuguesa, conforme os descritores de Ciências da Saúde (DeCS). Foram incluídos artigos originais em inglês e português, sem delimitação temporal.

Resultados:

Foram encontrados 1.606 artigos e, após utilizar os critérios de inclusão e exclusão, nove foram incluídos para análise na revisão. Dentre os temas centrais abordados pelos estudos selecionados estão o impacto da pandemia em algumas áreas de acompanhamento do paciente oncológico, como tratamento, telemedicina, diminuição de funcionários no atendimento ao paciente com câncer, diminuição dos ensaios clínicos, redução dos recursos financeiros e apoio psicológico a essa população.

Conclusão:

A pandemia afetou diretamente o modo de vida desse grupo, que sofreu com uma redução no atendimento médico e nos recursos dispostos a eles. Portanto, nota-se a necessidade de prestar um cuidado mais específico a esses pacientes em situação tão delicada durante a pandemia.
Biblioteca responsável: BR1561.1