Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Cuidado de enfermagem na atenção primária à saúde às crianças com microcefalia relacionada ao Zika vírus / Nursing care in primary health care for children with microcephaly related to Zika virus / Cuidados de enfermería en atención primaria a niños con microcefalia relacionada con el virus Zika

Farias, Fabíola Pereira Paixão; Moreira, Michelle Araújo; Marques, Patrícia Figueiredo; Skalinski, Lacita Menezes; Maia, Emanuella Gomes.
Arq. ciências saúde UNIPAR ; 27(4): 1750-1763, 2023.
Artigo em Português | LILACS-Express | ID: biblio-1427771

Introdução:

A microcefalia é uma condição neurológica que se caracteriza por anormalidades no crescimento craniano e pode ser causada por vários fatores como a desnutrição, o uso de drogas, as infecções e mais recentemente pela contaminação pelo Zika Vírus. Apenas em 2015, o Ministério da Saúde (MS) estabeleceu pela primeira vez a possibilidade de relação entre as crianças portadoras de microcefalia e a infecção congênita pelo vírus Zika, sendo confirmada pelo Instituto Evandro Chagas (IEC), laboratório de referência nacional e internacional em ciências biológicas, meio ambiente e medicina tropical das arboviroses.

Objetivo:

analisar as ações realizadas pelas enfermeiras na assistência às crianças com microcefalia relacionada ao Zika Vírus na Atenção Primária à Saúde.

Metodologia:

Trata-se de um estudo transversal, com abordagem qualitativa, realizado com enfermeiras que assistiram crianças com microcefalia por Zika Vírus em cinco municípios do NRS SUL/Itabuna. Os dados foram coletados por entrevista semiestruturada, entre agosto e setembro de 2020. A análise do perfil biopsicossocial das enfermeiras foi realizada por estatística descritiva e as entrevistas foram processadas pela análise de conteúdo temática proposta por Bardin. Principais

Resultados:

Revelou-se que, as ações de acompanhamento realizadas pelas enfermeiras se restringiram à imunização e ao Programa de Crescimento e Desenvolvimento, demonstrando a importância de um olhar ampliado para as complicações/sequelas da Zika nas crianças assistidas.

Conclusão:

Identificou-se que, a assistência de enfermagem é restritiva, sendo necessária ações de educação permanente para estas profissionais qualificarem o cuidado às crianças com microcefalia por Zika Vírus.
Biblioteca responsável: BR1532.9