Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Adverse pregnancy and perinatal outcomes in Latin America and the Caribbean: systematic review and meta-analysis / Resultados adversos perinatales y del embarazo en América Latina y el Caribe: revisión sistemática y metanálisis / Desfechos gestacionais e perinatais adversos na América Latina e no Caribe: revisão sistemática e metanálise

Blanco, Estela; Marin, Marcela; Nuñez, Loreto; Retamal, Erika; Ossa, Ximena; Woolley, Katherine E.; Oludotun, Tosin; Bartington, Suzanne E.; Delgado-Saborit, Juana Maria; Harrison, Roy M.; Ruiz-Rudolph, Pablo; Quinteros, María Elisa.
Rev. panam. salud pública ; 46: e21, 2022. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS-Express | ID: biblio-1431984
RESUMO Objetivo. Estimar a prevalência pontual e os intervalos prováveis de hipertensão induzida pela gravidez, pré-eclâmpsia, diabetes gestacional, baixo peso ao nascer e parto prematuro na América Latina e no Caribe e avaliar a heterogeneidade das estimativas. Métodos. Realizou-se uma revisão sistemática com metanálise de estudos observacionais que relatam a prevalência de desfechos maternos e perinatais adversos em populações da América Latina e do Caribe, publicados entre 2000 e 2019 em inglês, espanhol ou português. Os bancos de dados PubMed, Embase e LILACS foram pesquisados. Estimou-se a prevalência pontual e avaliou-se a heterogeneidade geral, bem como, em análises de subgrupo, a heterogeneidade por delineamento do estudo e o nível de viés. Resultados. De 1 087 registros encontrados, 50 artigos foram incluídos na revisão: dois sobre distúrbios hipertensivos da gravidez, 14 sobre pré-eclâmpsia, seis sobre diabetes gestacional, nove sobre baixo peso ao nascer e 19 sobre parto prematuro. Não foi possível realizar metanálise para distúrbios hipertensivos da gravidez devido ao pequeno número de estudos. As estimativas de prevalência pontual e intervalos de confiança de 95% (IC) para pré-eclâmpsia, diabetes gestacional, baixo peso ao nascer e parto prematuro foram: 6,6%; (IC 95%: 4,9-8,6%), 8,5% (IC 95%: 3,9-14,7%), 8,5% (IC 95%: 7,2-9,8%) e 10,0% (IC 95%: 8,0-12,0%), respectivamente. Observou-se heterogeneidade considerável, tanto em geral como por delineamento de estudo. Não foram observadas diferenças importantes nas estimativas por nível de viés. Conclusões. Os resultados deste estudo fornecem estimativas atualizadas de alguns dos desfechos gestacionais e perinatais adversos mais prevalentes na América Latina e no Caribe. Destacam a existência de uma importante heterogeneidade nas estimativas de prevalência, o que pode refletir a diversidade das populações da região.
Biblioteca responsável: BR1.1