Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

A Educação Permanente em Saúde e os atores do sistema prisional no cenário pandêmico / Permanent Education in Health and prison system actors in the pandemic scenario / La Educación Permanente en Salud y los actores del sistema penitenciario en el escenario pandémico

Ely, Karine Zenatti; Schwarzbold, Pauline; Ely, Gabriela Zenatti; Vendrusculo, Victor Göttems; Dotta, Renata Maria; Rosa, Lutiana Ricaldi da; Krug, Suzane Beatriz Frantz; Valim, Andréia Rosane de Moura; Possuelo, Lia Gonçalves.
Trab. Educ. Saúde (Online) ; 21: e01224207, 2023. tab, mapas
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1432487
Resumo A Educação Permanente em Saúde legitimou a educação na saúde com base na aprendizagem significativa, em vivências no cotidiano de trabalho e na solução de problemas de forma coletiva, além de estar pautada no Quadrilátero Ensino-Gestão-Atenção-Controle Social. A pandemia da Covid-19 exigiu novas formas de fazer saúde e educação, principalmente no sistema prisional, onde a superlotação é um impeditivo ao isolamento social. Este estudo teve como objetivo identificar, por meio de rodas de conversa virtuais, os desafios encontrados no cotidiano de trabalho e discutir propostas de intervenção com os atores do sistema prisional no período pandêmico, na perspectiva da Educação Permanente em Saúde. Foi utilizada abordagem qualitativa de investigação com caráter descritivo, interpretativo e compreensivo de análise do fenômeno social, por meio da análise de conteúdo temático de Minayo. Da análise temática de conteúdo emergiram quatro categorias desafios da assistência em saúde no sistema prisional no contexto da pandemia da Covid-19; desafios para a gestão da saúde nos estabelecimentos prisionais; interlocução entre instituições de ensino e sistema prisional; e o controle social e a representação familiar. As rodas de conversa virtuais propiciaram discussões aprofundadas e construções coletivas, propondo encaminhamentos pautados no Quadrilátero da Educação Permanente em Saúde.
Biblioteca responsável: BR15.3
Localização: BR15.3