Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Acompanhante de livre escolha no parto e nascimento: desejos, expectativas e experiências de mulheres / Free choice childbirth companion: women's desires, expectations and experiences / Acompañante de libre elección en el parto y nacimiento: deseos, expectativas y experiencias de las mujeres

Santos, Alice Parentes da Silva; Lamy, Zeni Carvalho; Koser, Maria Eduarda; Gomes, Clarice Maria Ribeiro de Paula; Souza, Polliana Carolina da Silva; Alves, Maria Teresa Seabra Soares de Britto e; Lamy Filho, Fernando; Gonçalves, Laura Lamas Martins.
Tempus (Brasília) ; 12(2)nov. 2, 2019.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1434430
A presença de acompanhante de livre escolha durante o parto é uma prática humanizada percebida de forma positiva pelas mulheres que a vivenciam. Este artigo analisou os desejos, expectativas e experiências de mulheres no período gravídico-puerperal em relação à presença de acompanhante de livre escolha durante o parto. Realizamos pesquisa qualitativa em Hospital Universitário de capital do nordeste brasileiro a partir entrevistas no pré-natal e no pós-parto, observação no momento do parto e consulta em prontuário. Os dados foram analisados através da Análise de Conteúdo, na modalidade temática. Participaram da pesquisa 18 mulheres.As categorias identificadas foram "O desejo por ter acompanhante", "Expectativa: incerteza pela presença de acompanhante de livre escolha" e "Experiência: a presença de acompanhante como um direito em construção". As mulheres desejavam a presença de acompanhante mas as expectativas demonstraram incerteza quanto à presença desta figura durante o parto. As mulheres desejavam, na maioria, ter o companheiro como acompanhante. As experiências demonstraram que todas tiveram acompanhante, porém não em todos os momentos do parto. Consideramos queos desejos com relação à presença de acompanhante foram distintos das expectativas; algumas destas expectativas mostraram-se congruentes às experiências. A implementação integral da prática estudada ainda se mostra um desafio. (AU)
Biblioteca responsável: BR1935.9