Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Estudo topográfico dos giros e sulcos e do nervo facial em cadáveres de fetos humanos / Topographic study of gyri, sulci and facial nerve in human fetus corps / Estudio topográfico de giros, surcos y nervios faciales en cadáveres de fetos humanos

Gonçalves-Martins, Maria Cecília; Ataíde, Cássia Mendes; Torres-da-Silva, Kelly Regina; Machado, Aline Rafaela da Silva Rodrigues; Machado, Alex Martins; Silva, André Valério da.
Arq. ciências saúde UNIPAR ; 27(5): 2509-2526, 2023.
Artigo em Português | LILACS-Express | ID: biblio-1434587

Introdução:

Durante o desenvolvimento do encéfalo há formação de sulcos e giros que podem sofrer alterações morfológicas similarmente ao nervo facial (NC VII) que possui funções sensitivas e motoras e sua lesão pode gerar prejuízos clínicos e estéticos. Na literatura há informações sobre essas estruturas em adultos, porém pouco definidas em fetos.

Objetivo:

Descrever os giros e sulcos e o trajeto do NC VII em cadáveres de fetos humanos.

Métodos:

Selecionou-se sete fetos humanos, de ambos os sexos, do acervo do Laboratório de Anatomia da UFMS CPTL. Realizou-se três etapas avaliação da idade fetal, dissecação e descrição anatômica. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa, CAEE 75069617.5.0000.5386 2022.

Resultados:

observou-se na face dorsolateral sulcos frontal superior e médio e pós-central, temporal superior e inferior, circular da ínsula e central da ínsula. Há giro pré-central, pós-central, temporais, superior inferior e médio. Na face medial há sulco do cíngulo duplo, paracentral, parieto occipital e giro frontal superior. Em todos os fetos, há o tronco do NC VII e seus ramos perfurando o parênquima da glândula parótida na região infratemporal antes da divisão em ramos pela face

Conclusão:

A topografia dos giros e sulcos dos fetos é fundamental para identificar precocemente malformações corticais. Somado a isso, o estudo morfológico do NC VII poderá fomentar estudos futuros, haja vista que são poucos os registros a respeito das características deste nervo em fetos.
Biblioteca responsável: BR1532.9