Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Notícias sobre o estresse na mídia impressa: abordagens biológicas, psicológicas, sociais ou biopsicossociais / News about stress in printed media: biological, psychological, social or biopsychosocial approaches / Noticias sobre el estrés en medios impresos: enfoques biológicos, psicológicos, sociales o biopsicosociales

Garcia, Átala Lotti; Emerich, Tatiana Breder; Salaroli, Luciane Bresciani; Cavaca, Aline Guio; Santos Neto, Edson Theodoro dos.
Tempus (Brasília) ; 12(2): 209-229, nov. 2, 2019.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1434730
Esse estudo analisa a evolução histórico-científica do termo estresse na mídia impres-sa, de acordo com a ênfase colocada em diferentes abordagens conceituais - biológica, psicológica, social e biopsicossocial, por meio da análise de conteúdo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa em que se analisam notícias publicadas nos principais periódicos do Estado do Espírito Santo, Brasil, no período compreendido entre janeiro de 2015 a abril de 2017. Percebe-se que houve evolução dos modelos de saúde no século XX nos enfoques biológicos e psicológicos sobre o estresse, que ainda predominam na mídia impressa em detrimento da abordagem social. No entanto, se vislumbra a possibilidade de expansão das ações de saúde, com base na incorporação de uma abordagem biop-sicossocial do estresse em contextos comunitários, a fim de possibilitar intervenções que superem os reducionismos e fragmentações. Assim, a compreensão do estresse em uma perspectiva mais integradora, incluindo os aspectos psicossociais, pode ser transformada com maior interação entre mídia e comunidades. (AU)
Biblioteca responsável: BR1935.9