Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Escalas de avaliação de cicatrizes em pacientes vítimas de queimaduras: Revisão de literatura / Burns scars scale evaluation in patients victims of burns injury: Literature review

Spilla, Sállua Berlanga; Gonçalves, Adriana da Costa; Prada, Lidia Maria; Farina-Junior, Jayme Adriano.
Rev. bras. queimaduras ; 21(1): 77-84, 2022.
Artigo em Português | LILACS-Express | ID: biblio-1434893

OBJETIVO:

Analisar as evidências disponíveis na literatura sobre escalas subjetivas de avaliação de cicatrizes em indivíduos vítimas de queimaduras.

MÉTODO:

Foi realizada uma revisão integrativa da literatura no período de 2016 a 2020, nas bases de dados da PubMed, LILACS, PEDro e SCIELO, utilizando os descritores em inglês "burn injury", "scar" e "assessment"; e em português queimaduras, cicatriz, escalas e avaliação, combinando-os como estratégia de busca.

RESULTADOS:

Foram encontrados 382 artigos, sendo selecionados dez, destacando-se que as principais escalas utilizadas foram a Escala de Avaliação Cicatricial Paciente/Observador (POSAS) e a Escala de Cicatrização de Vancouver (VSS). Estas escalas apresentaram boa confiabilidade na sua aplicação, tendo a POSAS confiabilidade maior que a VSS, havendo correlação positiva entre os itens elasticidade, espessura, vascularização e cor, das escalas subjetivas com instrumentos objetivos de avaliação de cicatrizes.

CONCLUSÕES:

Neste trabalho de revisão integrativa as escalas mais utilizadas para avaliação de cicatrizes após queimadura foram POSAS e VSS. A escala POSAS foi a mais citada nos estudos analisados, destacando-se pelo maior número de itens avaliados na cicatriz, tanto pelo observador como na avaliação do paciente; valorizando sintomas como dor e coceira. Quando comparadas com avaliações realizadas com instrumentos objetivos de análise das características cicatriciais, foi encontrada uma correlação positiva, viabilizando uma utilização confiável, apesar da necessidade de escalas mais completas serem desenvolvidas. Sendo assim, de acordo com os dados coletados, estas escalas podem ser consideradas bons instrumentos para avaliação de cicatrizes causadas por queimaduras.
Biblioteca responsável: BR1900.9