Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Perspectiva de formandos em enfermagem: competências gerenciais na graduação / Perspective of nursing trainers: management skills in graduation / Perspectiva de los formadores de enfermería: habilidades de gestión en la graduación

Costa, Maria Antonia Ramos; Araújo, Edilaine Aparecida de Oliveira; Silva, Tainara da Cunha; Spigolon, Dandara Novakowski; Christinelli, Heloá Costa Borim; Silva, Vinícius Luís da; Souza, Verusca Soares de; Teston, Élen Ferraz.
Enferm. foco (Brasília) ; 14: 1-8, mar. 20, 2023.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1435122

Objetivo:

Conhecer a percepção de graduando de enfermagem acerca da formação sobre as competências gerenciais e educacionais para os serviços de saúde.

Métodos:

Estudo descritivo-exploratório, de abordagem qualitativa, com acadêmicos do último ano do curso de Enfermagem no ano de 2017 de uma Universidade Pública do sul do Brasil.

Resultados:

Participaram do estudo 23 graduandos com idade média de 26 anos e predominância do sexo feminino. Os participantes responderam um questionário com caracterização sociodemográfica e questões relacionadas à sua formação para o desenvolvimento das competências gerenciais e educacionais. Considerou-se todos os domínios das competências gerenciais essenciais, com destaque para liderança. Alguns apontaram outras habilidades como a boa relação do trabalho em equipe, bom preparo teórico e prático, envolvimento, comprometimento com o serviço e comportamento ético. Evidenciou-se, ainda, que os acadêmicos reconhecem a importância da graduação para a construção de suas competências gerenciais educacionais.

Conclusão:

Uma vez que o curso possibilita a ampliação do conhecimento teórico sobre a temática, vivência prática e o desenvolvimento do pensamento crítico, conclui-se que os formandos consideraram ter aprendido sobre as competências gerenciais e educacionais durante a graduação e as destacaram de extrema importância para a atuação do enfermeiro nos serviços de saúde. (AU)
Biblioteca responsável: BR1898.2