Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Aplicabilidade do tempo porta-balão de 60 minutos: revisão integrativa / Applicability of the 60-minute balloon time: integrative review / Aplicabilidad del tiempo de globo de 60 minutos: revisión integrativa

Costa, Greice Alves; Simonetti, Sérgio Henrique; Gentil, Selma Rossi.
Res., Soc. Dev ; 12(4): e23612441264, abr. 2023. ilus, tab
Artigo em Inglês, Espanhol, Português | CONASS, SES-SP, SESSP-IDPCPROD, SES-SP | ID: biblio-1435692

INTRODUÇÃO:

As doenças cardiovasculares representam a principal causa de mortalidade no mundo. O manejo adequado do Infarto Agudo Miocárdio é pautado na pronta desobstrução da coronária lesionada através de Angioplastia Transluminal Coronária garantindo o fluxo em região, além da reversão e acompanhamento das suas possíveis complicações arritmogênicas. A Sociedade Europeia de Cardiologia em 2018 definiu que o tempo porta balão deve ser <60 minutos em instituições com hemodinâmica.

OBJETIVO:

Identificar evidências científicas sobre a aplicabilidade do tempo porta-balão em até 60 minutos.

MÉTODOS:

Trata-se de um estudo de revisão integrativa da literatura, com sistematização baseada nas etapas de Galvão (2008) com esquematização dos resultados conduzida de acordo com o PRISMA.

RESULTADOS:

Verificaram-se o total 1.962 estudos, havendo exclusão de 1.956 após filtragem automatizada de acordo com os critérios de inclusão e leitura de artigos na integra, restando seis artigos incluídos no estudo.

CONCLUSÃO:

Constatou-se que há viabilidade para a aplicação do tempo porta-balão em menos de 60 minutos. Porém, é necessário que existam políticas públicas na rede de atenção à saúde bem estruturadas nos países em que forem aplicadas e principalmente, protocolos bem definidos de forma intra-hospitalar para otimizar o tempo no atendimento ao paciente.
Biblioteca responsável: BR79.1