Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Produção assistencial de um Centro Especializado em Reabilitação: análise de atendimentos por modalidade e especialidades / Assistance provided by a Specialized Rehabilitation Center: an analysis of the care offered per modality and specialties / Producción asistencial de un Centro Especializado de Rehabilitación: análisis de la atención por modalidad y especialidades

Jardim, Débora Soares Piotto; Lemos, Stela Maris Aguiar; Souza, Yara Santiago.
Distúrb. comun ; 35(1): e59117, 01/06/2023.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1436199

Introdução:

a assistência à pessoa com deficiência no Brasil vem sendo ampliada ao longo dos anos, a partir do avanço das discussões sobre os Direitos Humanos e legislações publicadas pelo Ministério da Saúde.

Objetivo:

analisar a produção assistencial de um Centro Especializado em Reabilitação.

Métodos:

trata-se de estudo observacional, descritivo, transversal, realizado com dados secundários de produção ambulatorial do período de abril de 2019 a março de 2020.

Resultados:

foi possível observar maior número de usuários assistidos na modalidade auditiva, posteriormente na modalidade física, intelectual e visual. Houve maior proporção de atendimentos multidisciplinares na modalidade intelectual e física; ao sexo feminino, exceto na modalidade intelectual; e a crianças, exceto na modalidade auditiva. Quanto às equipes mínimas, na modalidade auditiva, o fonoaudiólogo foi o profissional que realizou maior número de atendimentos; na física, o fisioterapeuta; na intelectual, o fisioterapeuta, seguido pelo fonoaudiólogo e terapeuta ocupacional; na reabilitação visual, o terapeuta ocupacional. Houve diferença com significância estatística quando comparadas as modalidades visual e intelectual em relação ao sexo; e o número de atendimentos por especialidades quando comparado à faixa etária.

Conclusão:

o estudo retrata a estrutura e oferta de atendimentos multidisciplinares realizados para as pessoas com deficiência que frequentam um serviço especializado em reabilitação. (AU)
Biblioteca responsável: BR195.3