Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Desenvolvimento de aplicativo para higiene do sono em adultos / Development of an application for sleep hygiene in adults / Desarrollo de una aplicación para la higiene del sueño en adultos

Garcia, Isabela; Lopes, Letícia Diniz; Severo, Gustavo Afonso Pires; Picinato-Pirola, Melissa; Côrrea, Camila Castro.
Distúrb. comun ; 35(1): e56268, 01/06/2023.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1436311

Introdução:

Diferentes condições clínicas podem afetar a quantidade e a qualidade do sono. As medidas de higiene do sono interferem diretamente na qualidade deste. Elas podem ser propagadas à população por meio de aplicativos.

Objetivo:

Desenvolver, avaliar e disponibilizar um aplicativo que contemple as medidas de higiene do sono e que seja capaz de gerar mudança e verificar a ocorrência de sonolência diurna excessiva.

Metodologia:

O aplicativo "Somnum" foi desenvolvido e 26 fonoaudiólogos certificados em Sono pela Associação Brasileira do Sono foram convidados a avaliar usando o questionário Emory e outro questionário elaborado pelas autoras. Após, 38 estudantes usaram o aplicativo e responderam antes e depois do uso o Índice de Qualidade do Sono de Pittsburgh e a Escala de Epworth.

Resultados:

Após seu desenvolvimento, o aplicativo foi avaliado por 4 fonoaudiólogas que contribuíram com suas sugestões e 38 universitários participaram respondendo os questionários, sendo que 6 deles participaram antes e após o uso do aplicativo. Sobre o Índice de qualidade de sono de Pittsburgh, foi observado na análise estatística, comparando o antes e após o uso do aplicativo, melhora da qualidade de sono (p=0,04). No que se refere ao questionário Epworth, foi verificado na situação após o uso do aplicativo "Somnum", que não houve diferença significativa.

Conclusão:

Após o uso do aplicativo, verificou-se possível melhora na qualidade de sono. Houve ocorrência de sonolência diurna excessiva. (AU)
Biblioteca responsável: BR195.3