Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Custo e tempo como obstáculos para uma alimentação saudável entre universitários / Cost and time as obstacles to healthy eating among university students

Olivier, Glaura Paulo Fagundes; Almeida, Lana Carneiro; Baptista, Eduarda Fontela; Zanini, Roberta de Vargas.
Demetra (Rio J.) ; 18: 65478, 2023. ^etab
Artigo em Inglês, Português | LILACS | ID: biblio-1437601

Introdução:

O Guia Alimentar para a População Brasileira aborda a compreensão e superação de potenciais obstáculos para a adoção de uma alimentação saudável, entre eles, custo dos alimentos e tempo.

Objetivo:

Investigar a ocorrência de tempo e custo enquanto obstáculos para uma alimentação adequada e saudável e sua associação com fatores demográficos e socioeconômicos em universitários.

Método:

Estudo transversal realizado de abril a maio de 2019. Os desfechos avaliados foram custo e tempo. As variáveis de exposição foram sexo, idade, composição de moradia, trabalho remunerado, classe econômica e turno de estudo.

Resultados:

Participaram da pesquisa 207 estudantes. Sobre o custo dos alimentos, 76,3% já deixaram de comprar frutas, verduras e/ou legumes devido ao preço. Em relação ao tempo, 69,9% já deixaram de preparar alguma refeição por falta de tempo. Custo se associou com sexo masculino, idade igual ou superior a 30 anos, morar com amigos, estudar no período noturno e/ou estar na classe econômica mais baixa; já tempo se associou com sexo masculino, idade inferior a 30 anos, morar sozinho, estudar no período diurno/integral e/ou não trabalhar.

Conclusão:

Grande proporção dos universitários enfrenta dificuldades, relativas a tempo e custo dos alimentos, para ter uma alimentação adequada e saudável.
Biblioteca responsável: BR1691.1