Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Tecnologias de cuidados de enfermagem em unidade de terapia intensiva no contexto da infecção de sítio cirúrgico / Nursing care technologies in intensive care units in the context of surgical site infection / Tecnologías de cuidados de enfermería en unidades de cuidados intensivos en el contexto de la infección del sitio quirúrgico

Madureira, Arliane Silva; Takashi, Magali Hiromi.
REVISA (Online) ; 12(2): 285-301, 2023.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1437734

Objetivo:

explanar as tecnologias de cuidados utilizadas pelos enfermeiros intensivistas na prevenção de ISC e no tratamento de feridas operatórias infectadas.

Método:

revisão integrativa da literatura com abordagem descritiva exploratória e natureza qualitativa. Os descritores ""Tecnologias em saúde", Tecnologias de cuidado em Enfermagem", "Enfermagem", "Enfermeiro intensivista" "Unidade de Terapia Intensiva", "Infecção de Sítio Cirúrgico", "Ferida operatória infectada" e "Infecção de ferida cirúrgica", foram explorados em bancos de dados virtuais. A partir da análise dos dados foram criadas duas categorias para realização da análise temática.

Resultados:

Após a análise, doze artigos foram selecionados. Ressaltou-se a relevância da lista de verificação de cirurgia segura, classificada como tecnologia em saúde leve ­ dura, ser atentada pelos profissionais de enfermagem, a fim de prevenir as ISC. O estudo apresentou dados corroborando a redução do número de ocorrências diante da observância do checklist de segurança cirúrgica ao constatar, portanto, a eficiência preventiva dessa tecnologia.

Conclusão:

destaca-se a necessidade de pesquisas voltadas a atuação do enfermeiro intensivista na utilização de tecnologias do cuidado em saúde classificadas como dura, junto a metodologias de pesquisas mais confiáveis.
Biblioteca responsável: BR2040.1