Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

A vivência crítico-colaborativa para a superação das opressões / The critical-collaborative experience to overcome oppressions / Un experiencia crítico-colaborativo para superar las opresiones

Liberali, Fernanda; Fuga, Valdite Pereira; Vendramini-Zanella, Daniela; Mazuchelli, Larissa Picinato; Klen-Alves, Viviane; Modesto-Sarra, Luciana K; Oliveira, Everton Pessôa de; Rodrigues, Penélope Alberto; Pejão, Rafael da Silva Tosetti.
Psicol. Educ. (Online) ; (54: Edição Especial): 51-61, 31/12/2022.
Artigo em Português | LILACS, INDEXPSI | ID: biblio-1438377
Neste artigo discutimos uma visão de pesquisa que pressupõe formas de agir com potencial de superar opressões. Nossa proposta envolve a reflexão sobre uma práxis para a compreensão transformativa de realidades, tendo a linguagem como foco. Apresenta a perspectiva crítico-colaborativa, pautada na argumentação multimodal, como uma possibilidade de ação-investigação-transformação em espaços educacionais por uma sociedade mais justa e equânime. Com esse objetivo, apresentamos um exemplo de um processo crítico-colaborativo entre pesquisadores do Grupo de Pesquisa Linguagem em Atividade no Contexto Escolar em reunião de planejamento para um evento do Projeto Brincadas, cuja temática envolvia a contradição entre a fartura da festa junina e a fome vivida no Brasil. A análise do dado selecionado aponta para a importância na argumentação multimodal, materializada em aspectos como a exemplificação, as expressões faciais, os movimentos de cabeça e de corpo e, em especial, a concessão que permitem a expansão da colaboração crítica em oposição a uma argumentação para destruição do outro. Como resultado, foi possível perceber a busca por superação dos movimentos de opressão vividos no contexto acadêmico. (AU)
Biblioteca responsável: BR195.3