Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Vídeo educativo para autocuidado de pacientes com estomia de eliminação intestinal / Educational video for self-care of patients with intestinal elimination stoma / Vídeo educativo para el autocuidado de pacientes con ostomía de eliminación intestinal

Moreira, Bruna Camila Blans; Lima, Fernando Conceição de; Silva, Cassilene Oliveira da; Carvalho, Dione Seabra de; Simor, Alzinei; Santana, Mary Elizabeth de; Nascimento, Marcia Helena Machado.
Cogitare Enferm. (Online) ; 28: e86116, 2023.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1439948
RESUMO: Objetivo: descrever a construção da tecnologia educativa para mediar o autocuidado do paciente oncológico com estomia de eliminação intestinal. Método: pesquisa metodológica, realizada em duas etapas - diagnóstico situacional e revisão integrativa da literatura, realizada no hospital referência em oncologia na cidade de Belém-Pará, Brasil. A coleta foi realizada no período de janeiro a novembro de 2021, por meio de entrevistas semi-estruturada, com 10 pacientes oncológicos estomizados e em bases de dados eletrônicos. Foram analisados na perspectiva da análise de conteúdo do tipo temática e apoiado pelo software Iramuteq. Resultados: do corpus emergiu a árvore de similitude, no qual a palavra "Bolsa" possui maior centralidade e forte conexidade com as palavras, "Cuidado", "Trocar", "Placa", "Colostomia" e "Estoma". Fundamentada nesse contexto, foi produzida uma tecnologia educacional do tipo vídeo educativo. Conclusão: a produção de tecnologia com base no contexto favorece o levantamento de evidências sociais para o autocuidado com pele periestoma.
Biblioteca responsável: BR501.1