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Spirituality, religiosity, and their representations for people living with HIV: daily life and its experiences / Espiritualidad, religiosidad y sus representaciones para personas que viven con SIDA: el cotidiano y sus vivencias / Espiritualidade, religiosidade e suas representações para pessoas que vivem com HIV: o cotidiano e suas vivências
Nogueira, Virginia Paiva Figueiredo; Gomes, Antonio Marcos Tosoli; Mercês, Magno Conceição das; Couto, Pablo Luiz Santos; Yarid, Sérgio Donha; Andrade, Priscila Cristina da Silva Thiengo de.
Afiliação
  • Nogueira, Virginia Paiva Figueiredo; Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Faculdade de Enfermagem. Rio de Janeiro. BR
  • Gomes, Antonio Marcos Tosoli; Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Faculdade de Enfermagem. Rio de Janeiro. BR
  • Mercês, Magno Conceição das; Universidade do Estado da Bahia. Departamento de Ciências da vida. Salvador. BR
  • Couto, Pablo Luiz Santos; Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e saúde. Jequié. BR
  • Yarid, Sérgio Donha; Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e saúde. Jequié. BR
  • Andrade, Priscila Cristina da Silva Thiengo de; Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Faculdade de Enfermagem. Rio de Janeiro. BR
Rev. Esc. Enferm. USP ; Rev. Esc. Enferm. USP;57: e20220394, 2023. tab, graf
Article em En, Pt | LILACS, BDENF | ID: biblio-1440979
Biblioteca responsável: BR41.1
Localização: BR41.1
ABSTRACT
ABSTRACT

Objective:

To describe the process of living with HIV/AIDS in the daily life of people living with HIV in its interface with the social representations of spirituality and religiosity.

Method:

Qualitative research, supported by the theory of social representations. A semi-structured interview was carried out with 32 people undergoing treatment for HIV in an outpatient clinic specialized in HIV/AIDS. Analysis carried out with the support of software IRAMUTEQ.

Results:

Participants were mostly men, aged over 51 years, Catholic, and living with the virus for more than 10 years. IRAMUTEQ generated three classes, in which the influence of spirituality and religiosity as a promoter of strength to face the infection and the difficulties in the process of coping with the diagnosis was observed, as well as the importance of the support network, and the naturalization of HIV/AIDS.

Conclusion:

The participants make associations between spirituality and the transcendent and divine; religiosity was anchored to religion and its experience, with both being a source of support and strength. Therefore, it is important to make room for the patient to talk about their spiritual/religious needs.
RESUMEN
RESUMEN

Objetivo:

Describir el proceso de vivir con SIDA en el cotidiano de personas viviendo con VIH en su interfaz con las representaciones sociales de la espiritualidad y de la religiosidad.

Método:

investigación cualitativa, apoyada por la teoría de las representaciones sociales. Se realizó entrevista semiestructurada con 32 personas en tratamiento para VIH en un ambulatorio especializado en VIH/SIDA. Análisis realizado con soporte del software IRAMUTEQ.

Resultados:

Los participantes fueron en su mayoría hombres, con edad superior a 51 años, católicos y viviendo con el virus hace más de 10 años. El IRAMUTEQ generó tres clases, en las que se notó la influencia de la espiritualidad y de la religiosidad como promotora de fuerza para el enfrentamiento de la infección. Sino también, las dificultades en el proceso de enfrentamiento del diagnóstico, la importancia de la red de apoyo y la naturalización del VIH/SIDA.

Conclusión:

Los participantes hacen asociaciones de la espiritualidad al transcendente y al divino, la religiosidad fue ancorada a la religión y a su vivencia, ambas siendo fuente de apoyo y fuerza. Por eso, es importante abrir espacio al paciente hablar sobre su necesidad espiritual/religiosa.
RESUMO
RESUMO

Objetivo:

Descrever o processo de viver com HIV/Aids no cotidiano de pessoas vivendo com HIV em sua interface com as representações sociais da espiritualidade e da religiosidade.

Método:

Pesquisa qualitativa, apoiada pela teoria das representações sociais. Realizou-se entrevista semiestruturada com 32 pessoas em tratamento para HIV num ambulatório especializado em HIV/Aids. Análise realizada com suporte do software IRAMUTEQ.

Resultados:

Os participantes foram em sua maioria homens, com idade superior a 51 anos, católicos e vivendo com o vírus há mais de 10 anos. O IRAMUTEQ gerou três classes. Nestas, viu-se a influência da espiritualidade e da religiosidade como promotora de força para o enfrentamento da infecção, assim como das dificuldades no processo de enfrentamento do diagnóstico, e a importância da rede de apoio e a naturalização do HIV/Aids.

Conclusão:

Os participantes fazem associações da espiritualidade ao transcendente e ao divino. A religiosidade foi ancorada à religião e à sua vivência, ambas sendo fonte de apoio e força. Por isso, é importante abrir espaço para o paciente falar sobre sua necessidade espiritual/religiosa.
Assuntos
Palavras-chave

Texto completo: 1 Coleções: 01-internacional Base de dados: BDENF / LILACS Assunto principal: HIV / Enfermagem / Espiritualidade Tipo de estudo: Qualitative_research Idioma: En / Pt Ano de publicação: 2023 Tipo de documento: Article

Texto completo: 1 Coleções: 01-internacional Base de dados: BDENF / LILACS Assunto principal: HIV / Enfermagem / Espiritualidade Tipo de estudo: Qualitative_research Idioma: En / Pt Ano de publicação: 2023 Tipo de documento: Article