Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Contrarreferência: estratégia para continuidade do cuidado na saúde da mulher e recém-nato / Counter-referral: strategy for continuity of care in the health of women and newborns / Contrarreferencia: estrategia para la continuidad de la atención en salud de la mujer y el recién nacido

Lima, Letícia Siniski de,; Bernardino, Elizabeth,; Silva, Otília Beatriz Maciel da,; Peres, Aida Maris,; Trigueiro, Tatiane Herreira,.
Rev. eletrônica enferm ; 25: 73154, 2023.
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1442615
Objetivo: avaliar a contrarreferência como estratégia para a continuidade do cuidado às mulheres e recém-nascidos de uma maternidade de risco habitual para a atenção primária de saúde. Métodos: estudo qualitativo realizado em maternidade de risco habitual e em unidades de saúde em Curitiba, Paraná, Brasil. Os dados foram coletados entre setembro e novembro de 2020, com enfermeiros das unidades de saúde e mulheres que tiveram a alta contrarrefenciada da maternidade. Mediante análise de conteúdo, as falas foram estratificadas em temas e subtemas pré-definidos pelo referencial teórico adotado, que prevê três categorias de continuidade do cuidado e suas respectivas dimensões. Resultados: participaram oito enfermeiros e seis puérperas. Emergiram das entrevistas 26 estratos. Destacaram-se, na Categoria informacional, a dimensão "o uso das informações obtidas pela contrarreferência para continuidade do cuidado"; na Categoria relacional a dimensão "a importância de vínculo entre profissionais e pacientes", e na Categoria gerencial "a utilização de mecanismos de rede para um cuidado efetivo". Conclusão: a contrarreferência foi evidenciada como estratégia para continuidade de cuidado pelos dois grupos investigados, capaz de proporcionar subsídios para promover um cuidado eficiente para as puérperas. Entretanto, há necessidade de otimizar instrumentos de contrarreferência padronizados, efetivando o processo na rede de saúde.
Biblioteca responsável: BR584.1