Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Consequências da violência contra enfermeiros no contexto do atendimento pré-hospitalar / Consequences of violence against nurses in the context of pre-hospital care / Consecuencias de la violencia contra las enfermeras en el contexto de la atención prehospitalaria

Sé, Aline Coutinho Sento; Machado, Wiliam César Alves; Gonçalves, Raquel Calado da Silva; Tonini, Teresa; Cruz, Vanessa Vianna; Silva, Hilmara Ferreira da; Oliveira, Raquel Costa e Silva de; Figueiredo, Nébia Maria Almeida de.
Enferm. foco (Brasília) ; 14mar. 20, 2023. tab, graf
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1443159
Objetivo: Identificar as consequências da violência no trabalho sofridas por enfermeiros do atendimento pré-hospitalar. Métodos: Estudo transversal, descritivo, realizado com 67 enfermeiros de um serviço de atendimento pré-hospitalar do município do Rio de Janeiro, Brasil. Os dados foram analisados com a utilização da Janela de Johari. Resultados: Destacaram-se como consequências da violência no trabalho queixas de medo, estresse, ansiedade, insônia, irritabilidade, desmotivação laboral, taquicardia, dor de cabeça, tristeza, desânimo, hipertensão arterial, precordialgia, ganho de peso, necessidade de assistência psicológica e psiquiátrica com a prescrição de medicalização. Conclusão: A violência no trabalho do atendimento pré-hospitalar provoca consequências que envolvem as dimensões físicas e emocionais. Faz-se necessária a discussão e reflexão no plano institucional, com a participação dos profissionais, sobre as características do ambiente de trabalho, riscos, exposições, doenças relacionadas ao trabalho, nexo causal e as consequências da violência no trabalho. (AU)
Biblioteca responsável: BR1898.2