Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Conhecimento de adolescentes sobre hanseníase após intervenção educativa / Adolescents' knowledge about leprosy after an educational intervention / El conocimiento de los adolescentes sobre la lepra después de una intervención educative

Ferraes, Mariani Midding; Araújo, Maysa Bertollo de; Freitas, Bruna Hinnah Borges Martins de; Gaíva, Maria Aparecida Munhoz; Bortolini, Juliano.
Rev. enferm. atenção saúde ; 12(2): 202381, Mar.-Jun. 2023. ilus, tab
Artigo em Inglês, Espanhol, Português | BDENF | ID: biblio-1444557

Objetivo:

Avaliar o efeito de uma intervenção educativa no conhecimento de adolescentes sobre a hanseníase.

Métodos:

Trata-se de um estudo quase-experimental, com um componente avaliativo do conhecimento de adolescentes, antes e após a aplicação de uma oficina educativa sobre hanseníase com 53 adolescentes de 10 a 14 anos.

Resultados:

Observou-se aumento no percentual do conhecimento ótimo imediatamente após a intervenção (p<0,01), mantendo-se no pós-teste tardio (p=0,24). A média da quantidade de acertos foi estatisticamente diferente entre o pré e pós-teste imediato (p<0,01) e foi estatisticamente igual entre o pós-teste imediato e tardio (p=0,99). Verificou-se aumento no número de acertos em todos os itens do instrumento após a intervenção (p<0,01).

Conclusão:

Conclui-se que houve melhora no conhecimento dos adolescentes entre o pré e o pós-teste imediato. Ainda, o conhecimento manteve-se estatisticamente similar entre o pós-teste imediato e tardio, sugerindo um efeito positivo da intervenção tanto imediatamente, quanto tardiamente (AU).
Biblioteca responsável: BR394.1
Localização: BR394.1