Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Epidemiological patterns of adolescent idiopathic scoliosis in a spinal center in curitiba / Epidemiologia da escoliose idiopática do adolescente de um centro especializado em curitiba / Epidemiología de la escoliosis idiopática en adolescentes en un centro especializado en curitiba

Vialle, Emiliano Neves; Arruda, André de Oliveira; Guasque, Joana Bretas Cabral Rondon; Pinto, Bárbara Miroski de Oliveira; Beraldo, Gabriel Trentini.
Coluna/Columna ; 22(2): e273533, 2023. tab, graf, il. color
Artigo em Inglês | LILACS | ID: biblio-1448032
RESUMO: Objetivo: Avaliação do perfil da população com escoliose idiopática do adolescente (EIA) atendida no centro especializado em cirurgia de coluna em Curitiba-PR. Métodos: Estudo multicêntrico prospectivo, sendo analisados, no momento, somente os dados do centro em questão. Todos os pacientes encaminhados do serviço de saúde básica para avaliação de deformidade foram submetidos a radiografia panorâmica de coluna total para avaliação da curvatura através do método de Cobb, avaliação da maturidade esquelética pela classificação de Risser e classificação da escoliose por Lenke. Foram, também, realizadas fotos clínicas de todos os pacientes e avaliação da qualidade de vida pelo questionário SRS-30. Resultados: Foram avaliados 30 pacientes com escoliose e idade média de 14,63 ± 3 anos. Prevalência de sexo feminino:masculino 1,5:1. Os pacientes apresentavam Cobb médio 45,96° e a maioria estava próxima da maturidade esquelética Risser 4 (48,3%). 60% apresentavam curva torácica (Lenke 1) e 13,3% dupla curva (Lenke 3 ou 6). 63,3% dos casos apresentaram atraso na assistência médica, demorando em média 18 meses entre o encaminhamento e a consulta com especialista. 60% dos pacientes foram encaminhados para tratamento cirúrgico após a primeira consulta com um especialista. Conclusão: A amostra populacional deste centro encontra-se consoante a literatura. Pelo Cobb >40° na primeira consulta com o especialista e a alta taxa de encaminhamento para cirurgia, fica demonstrado a falha do diagnóstico precoce e necessidade de políticas públicas para melhor conhecimento e assistência da escoliose idiopática do adolescente. Nível de evidência: IV; Estudo Epidemiológico Descritivo.
Biblioteca responsável: BR15.3
Localização: BR15.3