Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Adolescent idiopathic scoliosis: progression of untreated cases / Escoliose idiopática do adolescente: progressão de casos não tratados / Escoliosis idiopática del adolescente: progresión de casos no tratados

Schleder, Júlia Silva e Lima; Santos, João Lucas dos; Lima, Maurício Coelho; Mistro Neto, Sylvio; Rosa, André Frazão; Pasqualini, Wagner; Tebet, Marcos Antônio; Cavali, Paulo Tadel Maia; Risso Neto, Marcelo Italo.
Coluna/Columna ; 22(2): e262590, 2023. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS | ID: biblio-1448039
RESUMO: Objetivo: Este estudo tem como objetivo avaliar a progressão do valor angular de indivíduos com diagnóstico de Escoliose Idiopática do Adolescente (EIA) não tratada, aguardando procedimento cirúrgico. Métodos: Este é um estudo observacional e descritivo. Foram coletados os seguintes dados dos pacientes: idade da indicação cirúrgica inicial, data da avaliação inicial e ângulo de Cobb, data e ângulo de Cobb nas consultas de seguimento, tempo decorrido entre as consultas inicial e de seguimento, bem como os tipos de curva. Todos os ângulos de Cobb registrados foram revisados pelos autores. Resultados: 86,1% dos indivíduos eram mulheres, a idade média de indicação de tratamento cirúrgico foi de 13,34 anos. O tipo de curva mais comum foi a Lenke 3 e a que mais progrediu foi a Lenke 4. A média geral de progressão anual foi de 9,89 graus para as curvas primárias e 12,32 para as curvas secundárias e o acompanhamento foi em média de 35,77 meses. Conclusão: A progressão da magnitude da curva aumentou durante a espera pelo tratamento definitivo da EIA, não importando em qual grupo da classificação de Lenke a curva pertence. As curvas secundárias apresentaram taxa de progressão de 12,32º/ano que é maior se comparada com a curva principal que apresenta taxa de 9,89º/ano. O tempo de espera vem aumentando com o passar dos anos, sendo evidente quando comparado com as publicações mais antigas. Nível de Evidência IV; Tipo de Estudo: Estudo Prognostico.
Biblioteca responsável: BR15.3
Localização: BR15.3