Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Mobile applications as a strategy to support parents in the care of newborns: a scoping review / Aplicaciones móviles como estrategia de apoyo a los padres en el cuidado del recién nacido: revisión de alcance* / Aplicativos móveis como estratégia de apoio a pais no cuidado ao recém-nascido: revisão de escopo

Araujo, Juliane Pagliari; Gallo, Adriana Martins; Parada, Cristina Maria Garcia de Lima; Marcon, Sonia Silva; Ferrari, Rosângela Aparecida Pimenta; Pinto, Keli Regiane Tomeleri da Fonseca; Zani, Adriana Valongo.
Rev. Esc. Enferm. USP ; 57: e20220470, 2023. graf
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1449197
RESUMO

Objetivo:

Mapear e descrever estudos disponíveis na literatura acerca dos aplicativos móveis para apoio aos pais no cuidado ao recém-nascido e dados de aplicativos acessíveis em lojas online.

Método:

trata-se de uma scoping review seguindo as orientações do Preferred Reporting Items for Systematic reviews and Meta-Analyses extension for Scoping Reviews. As buscas foram realizadas em bases de dados e portais de teses e dissertações, em setembro de 2021, e foram incluídos artigos, teses e dissertações. Realizou-se uma busca independente, nas lojas online de aplicativos nos sistemas operacionais Android e iOS, em outubro e dezembro de 2021, e selecionados aplicativos com conteúdo de apoio aos pais de recém-nascidos.

Resultados:

Foram identificados 5238 estudos e 757 aplicativos, e desses, compuseram a amostra 16 e 150, respectivamente. Os temas discutidos nos estudos foram cuidados, amamentação, febre, identificação de doenças neonatais, crescimento e desenvolvimento infantil. Nos aplicativos, os temas encontrados foram cuidados, amamentação, crescimento, imunização, desenvolvimento, sono, dicas e orientações.

Conclusão:

Os aplicativos são importantes ferramentas de apoio aos pais, pois são um meio inovador, além de estarem acessíveis a grande parte da população.
Biblioteca responsável: BR41.1
Localização: BR41.1