Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Information booklet for promoting self-efficacy in childhood asthma: construction and validity / Álbum seriado para promover la autoeficacia en el asma infantil: construcción y validación / Álbum seriado para promoção da autoeficácia na asma infantil: construção e validação

Vasconcelos, Flávia Ximenes; Barbosa, Lorena Pinheiro; Lima, Francisca Elisângela Teixeira; Sabino, Leidiane Minervina Moraes de; Lima, Kamila Ferreira; Mendes, Elizamar Regina da Rocha.
Rev. Esc. Enferm. USP ; 57: e20220461, 2023. tab, graf
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1449199
RESUMO Objetivo: Construir e validar conteúdo e aparência de álbum seriado para promoção da autoeficácia de pais e/ou cuidadores no manejo e controle da asma infantil. Método: Estudo metodológico, desenvolvido a partir da elaboração, validação e avaliação do material educativo por 25 juízes de conteúdo e três juízes técnicos. Utilizou-se clareza da linguagem, pertinência prática e relevância teórica, calculando-se Coeficiente de Validade de Conteúdo (CVC) para validação, e aplicou-se o instrumento Suitability Assesment of Materials (SAM) para avaliação. Os juízes puderam, ainda, fazer sugestões de modificações em cada página do álbum. Foram consideradas validadas as páginas que atingiram CVC ≥ 0,80 para juízes de conteúdo e CVC ≥ 0,70 para juízes técnicos. Resultados: O CVC total do álbum foi de 0,96 para juízes de conteúdo e 0,83 para juízes técnicos. O material educativo foi considerado superior segundo o SAM, com escore total de 92,67% para juízes de conteúdo e 73,81% para juízes técnicos. Alterações foram feitas no álbum após processo de validação, de acordo com as sugestões dos juízes, obtendo-se uma segunda versão. Conclusão: O álbum seriado é valido e possui alto grau de recomendação para utilização com pais e/ou cuidadores no controle e manejo da asma infantil.
Biblioteca responsável: BR41.1
Localização: BR41.1