Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Systematic literature review of primary and secondary cervical cancer prevention programs in South America / Revisión bibliográfica sistemática de los programas de prevención primaria y secundaria del cáncer cervicouterino en América del Sur / Revisão sistemática da literatura sobre programas de prevenção primária e secundária do câncer do colo do útero na América do Sul

Gomes, Maria Luziene de Sousa; Moura, Nádya dos Santos; Magalhães, Letícia de Carvalho; Silva, Roger Rodrigues da; Silva, Bárbara Gomes Santos; Rodrigues, Ivana Rios; Sales, Luiz Belino Ferreira; Oriá, Mônica Oliveira Batista.
Rev. panam. salud pública ; 47: e96, 2023. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS-Express | ID: biblio-1450311
RESUMO Objetivo. Identificar as recomendações para 2022 dos ministérios da saúde de 13 países e áreas da América do Sul referentes à vacinação contra o papilomavírus humano (HPV) e o rastreamento do câncer do colo do útero. Métodos. Uma revisão sistemática da literatura científica e de documentos oficiais foi realizada entre 7 de julho e 17 de outubro de 2022. A revisão incluiu uma pesquisa inicial em sites oficiais (por exemplo, de ministérios da saúde, institutos nacionais de câncer e departamentos de saúde) de países sul-americanos para identificar diretrizes ou recomendações atuais para a vacinação contra o HPV e o rastreamento do câncer do colo do útero. Resultados. Foram encontradas recomendações de vacinação contra o HPV em 11 países; as exceções foram a Guiana Francesa e a República Bolivariana da Venezuela. Foram encontradas recomendações de rastreamento do câncer do colo do útero em documentos oficiais de 11 países, com exceção da República Bolivariana da Venezuela, onde foi encontrado um artigo que não era uma recomendação oficial, e do Suriname, para o qual não foram encontrados documentos em sites nem em outras publicações. No total, 12 países usam citologia para rastreamento do câncer do colo do útero. Quatro países (Bolívia [Estado Plurinacional da], Colômbia, Guiana e Peru) usam inspeção visual com ácido acético e a estratégia de "Ver e Tratar". Seis países (Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai e Peru) estão fazendo a transição da citologia para a testagem de HPV. Conclusões. Não foram encontrados documentos sobre nenhum programa nacional de vacinação contra o HPV na Guiana Francesa e na Venezuela, e não foram encontradas diretrizes oficiais de rastreamento do câncer do colo do útero no Suriname e na Venezuela; portanto, será difícil eliminar esse problema de saúde pública nesses países. Os países da América do Sul precisam atualizar suas diretrizes de vacinação contra o HPV e de rastreamento do câncer do colo do útero à medida que surjam novas evidências. Os sites oficiais com informações sobre a vacinação contra o HPV e o rastreamento do câncer do colo do útero são fontes importantes que podem ser acessadas pelos profissionais de saúde e pela população.
Biblioteca responsável: BR1.1