Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Contexto sociopolítico e a organização da força de trabalho e oferta de serviços da Atenção Básica / Socio-political context and the organization of the workforce and the provision of primary care services / Contexto sociopolítico y organización de la fuerza de trabajo y prestación de servicios de atención básica

Lopes, Wellington Pereira; Carvalho, Brígida Gimenez; Santini, Stela Maris Lopes; Mendonça, Fernanda de Freitas; Martins, Caroline Pagani.
Trab. Educ. Saúde (Online) ; 21: e02005221, 2023. tab
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1450602
RESUMO Com o objetivo de analisar as repercussões do contexto sociopolítico e normativo para a organização do trabalho na Atenção Básica, ao se considerarem a composição, as formas de provimento dos trabalhadores e a percepção de gestores sobre o desempenho conforme o tipo de vínculo, realizou-se um estudo qualitativo em 16 municípios da macrorregião Norte do Paraná. Foram entrevistados coordenadores e secretários de saúde de julho a outubro de 2021. Os achados foram apresentados em três categorias organização da Atenção Básica; formas de contratação dos profissionais; e percepção dos gestores sobre o desempenho dos trabalhadores conforme o vínculo de trabalho. Há preponderância da Estratégia Saúde da Família na organização do trabalho nos 16 municípios estudados, nos quais se verificou a existência de equipes de Atenção Primária em apenas três. Sobre as formas de contratação, houve aumento de vínculos precários. Quanto à percepção dos gestores a respeito do desempenho relacionado ao tipo de vínculo, fica evidente o ideário de que profissionais terceirizados apresentam maior dedicação quando comparados àqueles que contam com estabilidade. O contexto sociopolítico e normativo interferiu na organização e na forma de provimento dos profissionais, assim como na percepção dos gestores em relação ao desempenho e vínculo de trabalho.
Biblioteca responsável: BR15.3
Localização: BR15.3