Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Cuidados paliativos na Atenção Primária à Saúde: perspectiva de médicos e enfermeiros preceptores em Saúde da Família / Palliative care in Primary Care: the perspective of physicians and nurses who are tutors of Residency Programs in the Family Health Strategy / Cuidados paliativos en Atención Primaria: la perspectiva de los médicos y enfermeras que son tutores de los Programas de Residencia Médica y de Enfermería que trabajan en la Estrategia Salud de la Familia

Santos, Marcia Cristina Lemos; Souza, Alicia Regina Navarro Dias de; Anderson, Maria Inez Padula.
Rev. bras. med. fam. comunidade ; 18(45): 3345, 20230212.
Artigo em Inglês, Português | LILACS, Coleciona SUS | ID: biblio-1451706

Introdução:

O aumento da população idosa e a maior incidência de doenças crônicas não transmissíveis ressaltam a crescente demanda por cuidados no final da vida.

Objetivo:

O presente estudo visou contribuir para a implementação dos cuidados paliativos na Atenção Primária com base no conhecimento da perspectiva de médicos e enfermeiros preceptores de Programas de Residência que atuam na Estratégia Saúde da Família no Rio de Janeiro.

Método:

Trata-se de um estudo qualitativo, em que foram realizadas entrevistas individuais semiestruturadas com cinco médicos e três enfermeiras e três grupos focais, constituídos por 12 médicos; 14 médicos e seis enfermeiras.

Resultados:

Os resultados revelaram casos vivenciados no relato de todos os participantes, mas a inexistência de um aprendizado formal entre outras principais dificuldades a pressão assistencial, falta de insumos e medicamentos e a não priorização da gestão em nível central representada pela falta de diretrizes governamentais. Entretanto, os participantes foram unânimes em afirmar que os cuidados paliativos devem ser oferecidos na atenção primária e ressaltaram que tanto médicos quanto enfermeiros pautam suas ações na transferência dos conhecimentos relativos para a prática.

Conclusão:

Entre ações discutidas para a implementação dos cuidados paliativos, destaca-se que seu ensino deve envolver, além de um conjunto de teorias e técnicas, uma base humanística, tendo o preceptor papel fundamental.
Biblioteca responsável: BR408.1
Localização: BR408.1