Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Relationship between anticholinergic load and self-perceived health in a population aged 44 years or older / Relação entre carga anticolinérgica e autopercepção de saúde em população com mais de 44 anos

Pinto, Eliz Cassieli Pereira; Silva, Ana Maria Rigo; Cabrera, Marcos Aparecido Sarria; Baldoni, André de Oliveira; Alfieri, Daniela Frizon; Rodrigues, Renne; Girotto, Edmarlon.
Artigo em Inglês | LILACS | ID: biblio-1452099

OBJETIVO:

Investigar a relação entre carga anticolinérgica (CAC) e autopercepção de saúde em adultos de um município de médio porte do sul do Brasil.

METODOLOGIA:

Trata-se de um estudo transversal com dados de 2015, realizado em um município de médio porte do sul do Brasil. Todos os entrevistados com 44 anos ou mais que relataram uso de drogas nas duas semanas anteriores à entrevista foram incluídos (n = 662). A Anticholinergic Drug Scale (ADS) foi utilizada para medir a CAC. A autopercepção da saúde foi categorizada em autopercepção positiva (APP) ou autopercepção negativa (APN). Análises de regressão de Poisson bruta e ajustada foram realizadas para investigar a associação entre CAC e autopercepção de saúde.

RESULTADOS:

Entre os 662 participantes, a CAC foi encontrada em 50,91% dos respondentes. CAC significativa, idade avançada, situação econômica mais baixa, menor escolaridade, polifarmácia e depressão foram correlacionados com maior frequência de APN. Indivíduos com CAC significativo apresentaram prevalência de APN de 1,27 (intervalo de confiança de 95% 1,02 ­ 1,58), e cada nível adicional de CAC representou uma chance 6,10% maior de pior autopercepção de saúde, independentemente de fatores de confusão.

CONCLUSÕES:

Encontrou-se associação entre ACL significativo e APN, com efeito dependente do valor do CAC
Biblioteca responsável: BR2499