Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Trends in the scientific production on aquatic microhabitats phytotelmata: a scientometric study / Tendências na produção científica sobre microhabitats fitotelmata: um estudocienciométrico

Teixeira, Ana Paula; Silva, Paulo Fernandes Roges Souza; Souza, João Paulo Francisco de; Alves, Natália Lopes; Guimarães, Ariane; Carneiro, Fernanda Melo.
Acta sci., Biol. sci ; 40: 40994-40994, 20180000. graf
Artigo em Inglês | LILACS, VETINDEX | ID: biblio-1460821
Realizamos uma cienciometria para demonstrar tendências na produção científica sobre fitotelmata e a importância desses microambientes na manutenção da biodiversidade. Buscamos artigos no Web of Science e analisamos publicações de 1987 até 2016. Coletamos os anos de publicação, organismos estudados, países onde ocorreram as pesquisas, plantas que acumulam fitotelmata, revistas científicas que mais publicam sobre o tema e seus respectivos FIs (Fator de Impacto) e as palavras-chave de cada artigo. Fizemos um heatmap, utilizando as palavras-chave mais frequentes nos estudos, para investigar os tópicos estudados ao longo dos anos. Encontramos 293 publicações, com aumento ao longo dos anos. Os insetos, anuros e crustáceos foram os organismos mais estudados. As famílias de plantas mais estudadas foram Bromeliaceae, Poaceae e Apiaceae. As pesquisas foram realizadas, principalmente, no Brasil, na Argentina e no Peru. Os periódicos que mais publicam sobre o tema são Zootaxa, Hydrobiologia, Biotropica e Journal of Natural History. Os resultados contribuem para o conhecimento sobre a biodiversidade acumulada em fitotelmata e tendências nas pesquisas.
Biblioteca responsável: BR68.1
Localização: BR68.1