Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Murinometric measurements and retroperitoneal adipose tissue in young rats exposed to the high-fat diet: Is there correlation?

Macêdo, A. P. A; Cordeiro, G. S.; Santos, L. S.; Santo, D. A. E.; Perez, G. S.; Couto, R. D.; Machado, M. E. P. C.; Medeiros, J. M. Barreto.
Artigo em Inglês | LILACS-Express | ID: biblio-1467414
Resumo Objetivo Este estudo teve como objetivo verificar a correlação entre medidas murinométricas e tecido adiposo retroperitoneal em ratos expostos à dieta hiperlipídica. Material e

métodos:

Foram utilizados ratos Wistar machos adultos, descendentes de mães que consumiram dieta hiperlipídica durante a gestação e lactação e alimentados com a mesma dieta após o desmame. Aos 60 dias de vida, foram medidos o peso corporal, o eixo longitudinal e a circunferência da cintura (CC). O Índice de Massa Corporal (IMC) e o Índice de Lee foram calculados para posterior análise da correlação com a quantidade de tecido adiposo retroperitoneal dissecado no mesmo dia. Para análise dos dados, utilizou-se o teste de correlação de Pearson, considerando significância estatística para p 0.05.

Resultados:

O peso corporal apresentou uma correlação fraca (r= 0,31; p= 0,38) com o tecido adiposo retroperitoneal. Enquanto o longitudinal correlacionou moderadamente e negativo (r= -0,40; p= 0,25). A circunferência abdominal (r = 0,62; p = 0,05), índice de massa corporal (r= 0,61; p= 0,03) e Lee (r=0,69; p= 0,03) correlacionaram-se moderada e positivamente com o tecido adiposo.

Conclusão:

Entre as medidas murinométricas, o peso e o eixo longitudinal não foram bons indicadores para representar o acúmulo de tecido adiposo retroperitoneal em ratos. No entanto, o índice de Lee parece ser o melhor indicador murinométrico para diagnosticar o acúmulo de gordura retroperitoneal. O IMC, índice de Lee e CA foram parâmetros murinométricos com maior correlação.
Biblioteca responsável: BR68.1