Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Conformidades e não conformidades no preparo e administração de antibacterianos / Compliance and non-compliance in the preparation and administration of antibacterial drugs / Cumplimiento y incumplimiento en el preparo y administracción de antibacterianos: implicaciones para la seguridad del paciente

Pereira, Francisco Gilberto Fernandes; Aquino, Gabriel Ângelo de; Melo, Geórgia Alcântara Alencar; Praxedes, Carolina de Oliveira; Caetano, Joselany Áfio.
Cogit. Enferm. (Online) ; 21(5): 01-09, ago. 2016.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1504
Objetivou-se avaliar as conformidades e não conformidades no preparo e administração de antibacterianos. Estudo observacional e transversal, realizado de agosto a dezembro de 2014 em unidades de clínica médica de um hospital-escola em Fortaleza-Ceará. A amostra foi composta por 265 doses de antibacterianos, que tiveram suas etapas de preparo e administração observadas com dois checklist nos três turnos de trabalho. Os dados foram analisados por estatística descritiva e analítica, e todos os procedimentos éticos foram seguidos. Destaca-se que a não conformidade mais frequente em ambas as etapas foi o cumprimento dos preceitos da semiotécnica 265 (100%). A organização foi associada com o erro na escolha do medicamento (p=0,027), e o uso da prescrição e confirmação do nome do paciente não tiveram relação com os erros (p=0,942). Assim, conclui-se que modificações comportamentais no processo de trabalho precisam ser implementadas para reduzir as não conformidades e consequentemente os erros de medicação (AU).
Biblioteca responsável: BR1508.9