Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Limitations of using the DATASUS database as a primary source of data in surgical research: a scoping review / Limitações do uso da base de dados DATASUS como fonte primária de dados em pesquisas em cirurgia: uma revisão de escopo

VIANA, SOFIA WAGEMAKER; FALEIRO, MATHEUS DANIEL; MENDES, ANNA LUIZA FONTES; TORQUATO, AMANDA CIPRIANO; TAVARES, CLARA PEREIRA OLIVEIRA; FERES, BRENDA; FERNANDEZ, MIGUEL GODEIRO; SOBREIRA, ITALLO ROMERO MARQUES; AQUINO, CAROLINE MARQUES DE; ABIB, SIMONE DE CAMPOS VIEIRA; BOTELHO, FABIO.
Rev. Col. Bras. Cir ; 50: e20233545, 2023. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS-Express | ID: biblio-1507326
RESUMO

Objetivo:

o DATASUS é o departamento do SUS responsável por disponibilizar dados de saúde que são empregados como fonte primária de dados em diversos estudos sobre cirurgia e especialidades cirúrgicas, embora principais limitações não tenham sido revisadas anteriormente. O objetivo deste trabalho é sintetizar as informações de estudos sobre cirurgia que utilizaram sistemas do DATASUS como fonte de dados, identificando as principais lacunas.

Métodos:

uma revisão de escopo foi conduzida de acordo com o método PRISMA-ScR para a identificação de trabalhos sobre cirurgia, e outras especialidade cirúrgicas, que utilizaram a plataforma DATASUS como fonte primária de dados. Nenhuma restrição foi imposta em relação ao tipo de estudo ou ano de publicação. A Teoria Fundamentada em Dados foi utilizada para a análise do conteúdo dos artigos.

Resultados:

248 trabalhos foram inicialmente analisados e 47 foram incluídos na análise final deste estudo. Os artigos originais incluídos foram publicados entre 2009 e 2022, maioria (12,76%, n=6) foi publicada na Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões. Estudos retrospectivos (40,43%, n=19) foram o tipo de estudo mais comum encontrado. A análise dos artigos identificou quatro domínios predominantes na literatura científica acerca das limitações do uso de DATASUS em pesquisas em cirurgia falta de dados, confiabilidade, precisão e integralização dos dados.

Conclusão:

os sistemas de informação dispostos no DATASUS constituem a maior fonte de informações sobre o SUS, porém a literatura científica sobre a qualidade dos dados dispostos nestes sistemas permanece escassa e trabalhos direcionados a mensurar essa métrica são necessários.
Biblioteca responsável: BR1.1