Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Fortalecimento da governança regional e da rede de atenção à saúde em municípios pequenos no Brasil / Strengthening regional governance and the health care network in small municipalities in Brazil / Fortalecimiento de la gobernanza regional y de la red de atención de salud en municipios pequeños de Brasil

Silva, João Felipe Marques da; Pantaleão, Cristiane Martins; Santos, Clodoaldo Fernandes dos; Leles, Fernando Antônio Gomes; Rocha, Karen Patrícia Wilke Pereira; Giacometti, Luana Carla Tironi de Freitas; Terabe, Sandro Haruyuki; Galiano, Socorro Gross; Neto, Valdeni Alexandre Ciconello.
Rev. panam. salud pública ; 47: e120, 2023. tab, graf
Artigo em Português | LILACS-Express | ID: biblio-1508787
RESUMO No Brasil, 67,7% dos municípios têm menos de 20 mil habitantes, sendo caracterizados como de pequeno porte. O objetivo do presente artigo é sistematizar a experiência e identificar os desafios e as lições aprendidas na implantação do modelo de fortalecimento da governança regional e da organização da rede de atenção à saúde (RAS) em uma região do Brasil composta por esses municípios, que apresentam baixa capacidade técnica e orçamentária, além de fragilidades diversas relacionadas à organização da RAS. Na perspectiva do fortalecimento da governança regional e da organização do processo de trabalho da atenção primária em saúde (APS) e, por consequência, dos fluxos com os outros níveis de atenção, foi proposta a estratégia intitulada Mais Cuidado Mais Saúde, desenvolvida em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) e o Ministério da Saúde. O projeto foi executado por meio de processos de educação permanente em saúde e fortalecimento de capacidades institucionais na região de Ivaiporã/Paraná, com oficinas descentralizadas, contemplando três eixos prioritários integração da RAS, formação de capacidades e gestão da informação. O público-alvo foram as equipes de APS ampliada. O projeto permitiu desenvolver capacidades locais e de governança regional por meio de reflexões conjuntas a respeito do modelo de atenção à saúde, de seus componentes e das mudanças necessárias nos processos de trabalho para a promoção de saúde com foco na qualidade de vida dos usuários. Por se tratar de uma experiência que considera as fragilidades, necessidades e autonomia dos atores locais, o projeto tem alto poder de replicação e customização para outras regiões com características similares dentro e fora do Brasil.
Biblioteca responsável: BR1.1