Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Construção de procedimento operacional padrão como ferramenta facilitadora de gestão em saúde em uma faculdade de odontologia / Construction of standard operating procedure as a facilitating tool for health management in a school of dentistry / Construcción de procedimiento operativo estándar como herramienta facilitadora para la gestión en salud en una facultad de odontología

Almeida, Gabriel Mácola de; Andrade, Camila Lima de; Dias, Hércules Bezerra; Nascimento, Liliane Silva do.
Rev. Ciênc. Plur ; 9(2): 31218, 31 ago. 2023. ilus
Artigo em Português | LILACS, BBO | ID: biblio-1509307
O Procedimento Operacional Padrão é uma relevante ferramenta de gestão para otimizar o processo de trabalho dentro da perspectiva da resolutividade definida nos princípios do Sistema Único de Saúde.

Objetivo:

elaborar um Procedimento Operacional Padrãopara estandardizar o funcionamento do fluxo de materiais do almoxarifado da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Pará.

Metodologia:

Estudo descritivo que propôs a criação de uma ferramenta de tecnologia leve dividido em três etapas aprofundamento teórico, elaboração e refinamento.

Resultados:

A equipe envolvida no processo de trabalho da unidade de saúde colaborou com a construção do instrumento, favorecendo o estabelecimento de vínculo e assertividade. O Procedimento Operacional Padrãoelaborado constitui subsídio para organização do fluxo com o objetivo de esclarecer, facilitar e padronizar o uso do almoxarifado, promovendo estratégias de uso adequado no manejo dos materiais e a racionalização dos mesmos, com a finalidade de tirar máximo proveito e reduzir custos.

Conclusões:

A elaboração da ferramenta promoveu aprimoramento do processo de trabalho no manejo dos materiais e equipamentos odontológicos. A participação dos sujeitos envolvidos gerou fortalecimento do vínculo e co-responsabilização (AU).
Biblioteca responsável: BR1264.1