Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

As Políticas de Saúde no Saber do Usuário do SUS / Health Policies in the Knowledge of SUS Users / Políticas de Salud en el Conocimiento de Los Usuarios del SUS

Martins, Andressa Gabriele Liberal Gonçalves; Martins, Ronnys Miranda; Alcantara, Ana Laura Gomes; Pereira, Edmon Martins; Batista, Diogo Nogueira; Costa, Joanna Lima; Silva, Carlos Magno Oliveira da; Silva, Caio César Medeiros da.
REVISA (Online) ; 12(3): 602-610, 2023.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1509765

Objetivo:

analisar o perfil e o conhecimento dos usuários do SUS a respeito das políticas de saúde implementadas na Atenção Básica na cidade de Anápolis-Go. Para tal análise, é necessário entender todo o contexto da saúde brasileira desde o princípio da colônia e transição para império e república, pois por se tratar de uma política pública entender o contexto econômico e político na época de implementação do SUS é de grande valia.

Método:

estudo de abordagem quantitativa e a coleta de dados se deu por meio de roteiro de entrevista com perguntas fechadas e os resultados surgiram por meio de uma análise estatística descritiva com a apresentação dos dados por meio de gráficos.

Resultados:

foi possível conhecer o perfil dos usuários do SUS e notar uma divergência entre o saber do usuários em relação às políticas de saúde, sendo a ESF pouco conhecida entre os usuários da mesma, não conseguindo distinguir seu significado e representação dentro das Unidades Básicas de Saúde, assim como demonstraram conhecer os Programas da ESF quase que em sua totalidade, onde a deficiência no conhecimento se dá ao nome específico do programa mas discernindo suas atividades e locais de referência para atendimento.

Conclusão:

certifica-se a importância de tais estudos na área para aprimoramento do processo de assistência na Atenção Básica, evidenciando os principais desafios a serem superados por parte dos profissionais atuantes no serviço e pelo gestores dos mesmo para a implementação efetiva de um cuidado de qualidade.
Biblioteca responsável: BR2040.1