Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Quality, opportunity, and treatment of data of tuberculosis and human immunodeficiency virus co-infection / Calidad, oportunidad y manejo de los datos de coinfección tuberculosis y virus de la inmunodeficiencia humana / Qualidade, oportunidade e tratamento de dados de tuberculose e coinfecção com vírus da imunodeficiência humana

Soares, Karllian Kerlen Simonelli; Hisatugu, Wilian Hiroshi; Souza, Fernanda Mattos de; Costa, Ana Paula Rodrigues; Andrade, Romildo Luiz Monteiro; Maciel, Ethel Leonor Noia; Prado, Thiago Nascimento do.
Rev. epidemiol. controle infecç ; 13(2): 62-69, abr.-jun. 2023. ilus
Artigo em Inglês, Português | LILACS | ID: biblio-1512918
Justificativa e Objetivos: A identificação, avaliação e emprego de recursos metodológicos para análise da qualidade dos dados é importante para fundamentar ações de planejamento das políticas públicas no controle da tuberculose (TB) e da coinfecção TB e o vírus da imunodeficiência humana (HIV). O objetivo é analisar a qualidade e a oportunidade de notificação dos casos de TB e coinfecção TB-HIV do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) no Espírito Santo, de 2016 a 2018. Métodos: Trata-se de um estudo transversal da qualidade dos dados do SINAN com uso do Guia do Centers for Disease Control and Prevention (CDC) de análise da qualidade e oportunidade de notificação do SINAN-TB, com ênfase na descrição da coinfecção TB-HIV no Espírito Santo, de 2016 a 2018. Considerou-se cinco etapas metodológicas que incluíram análise da qualidade, padronização dos registros, análise de duplicidade, a completitude dos dados por meio de linkage com o banco de dados do SINAN-HIV e anonimização dos dados. Obteve aprovação ética sob parecer de nº 4022892 em 12/05/2020. Resultados: O estudo mostrou que 89% das variáveis obrigatórias e 91% das variáveis essenciais apresentaram completitude satisfatória. Na coinfecção TB-HIV 73% das variáveis foram preenchidas, porém variáveis essenciais relacionadas ao acompanhamento do tratamento para TB apresentaram completitude insatisfatória. A oportunidade de notificação foi considerada regular. Conclusão: Melhorias nos processos de trabalho e elaboração de processo metodológico específico para o tratamento dos dados são necessárias para qualificar as informações disponíveis no SINAN-TB.(AU)
Biblioteca responsável: BR1314.1