Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Anterior lumbar interbody fusion (alif): epidemiological and radiological profile / Artrodese lombar anterior: perfil epidemiológico, radiológico / Artrodesis lumbar anterior: perfil epidemiológico, radiológico

Klingelfus, Felipe Silva; Sebben, André Luis; Kulcheski, Álynson Larocca; Pinto, Cristiano Silva; Santoro, Pedro Grein Del; Graells, Xavier Soler.
Coluna/Columna ; 22(3): e272928, 2023. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS | ID: biblio-1514049
RESUMO: Objetivo: Avaliar os dados epidemiológicos e radiográficos de pacientes submetidos à técnica de Artrodese Lombar Anterior (ALIF) e avaliar as possíveis complicações relacionadas a este procedimento. Métodos: Realizou-se um estudo longitudinal e retrospectivo com análise dos prontuários eletrônicos e arquivos de imagem dos pacientes submetidos a cirurgia da coluna pela técnica de ALIF, no período entre fevereiro de 2019 e janeiro de 2021. Dados epidemiológicos como idade, sexo e nível de cirurgia foram analisados. Foram feitas avaliações radiográficas da lordose lombar de L1 a S1 através da técnica de COBB e da altura anterior e posterior do espaço discal. Foram analisados a presença de complicações intra e pós-operatórias dos pacientes. Resultados: Foram analisados inicialmente 70 pacientes. O nível operado mais prevalente foi L5-S1. O tempo de internamento dos pacientes variou entre 36 e 72 horas. O sangramento intraoperatório variou de 20mL a 400mL. Três pacientes apresentaram lesões venosas importantes. As diferenças entre as medidas de lordose e altura anterior e posterior foram significativas (p < 0,001). A lordose teve aumento médio de 10,3°, a altura anterior teve aumento médio de 7,9mm e a altura posterior de 4,0mm. Foram observados 06 casos de complicações intra e pós-operatórias. Conclusão: Os pacientes apresentaram melhora nos parâmetros radiológicos de altura anterior e posterior dos discos vertebrais, com um aumento da lordose lombar significativo. As taxas de complicações foram de 9,8 % e tivemos um curto período de internação hospitalar. Nível de Evidência II; Estudo Longitudinal e Retrospectivo.
Biblioteca responsável: BR15.3
Localização: BR15.3