Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Analysis of the health advocacy concept from the perspective of the evolutionary method / Análisis del concepto abogacía de salud bajo la óptica del método evolucionario / Análise de conceito advocacia em saúde sob a ótica do método evolucionário

Farias, Odaleia de Oliveira; Fontenele, Maria Gabriela Miranda; Lima, Francisca Elisângela Teixeira; Galvão, Marli Teresinha Gimeniz; Silva, Viviane Martins da; Lopes, Marcos Venícios de Oliveira.
Rev. Esc. Enferm. USP ; 57: e20230170, 2023. graf
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1514771
RESUMO Objetivo: Analisar o conceito de Advocacia em Saúde a partir do referencial metodológico do Modelo Evolucionista. Método: O conceito de interesse foi avaliado na perspectiva dos estudos publicados e identificados nos bancos de dados: Web of Science, CINAHL, EMBASE, SCOPUS, MEDLINE e artigos de interesse. Os atributos foram determinados a partir de 19 produções científicas. Os dados foram analisados utilizando-se a análise temática, proposta por Bardin. Resultados: Obteve-se como definição operacional: a Advocacia em Saúde, configurada como ação de caráter intencional, implementada em conjunto e em prol de indivíduos e coletividades, especialmente para os que sofrem com iniquidades em saúde, com o objetivo de preservar e melhorar a saúde, o bem-estar e o empoderamento para a promoção da saúde. Considerações finais: Assim, foi abstraído um conceito de Advocacia em Saúde mais abrangente, do micro ao macro, em que contempla o desenvolvimento da autonomia do paciente; inclui indivíduos e grupos nos planos de cuidados e envolve-os em atividades políticas como possibilidades de fornecer assistência e corrigir desigualdades em saúde.
Biblioteca responsável: BR41.1
Localização: BR41.1