Your browser doesn't support javascript.
loading
Aleitamento materno no contexto da prematuridade: estudo comparativo
Gomes, Ana Leticia Monteiro; Machado, Maria Estela Diniz; Souza, Sarah Nancy Deggau Hegeto de; Santos, Luciano Marques dos; Souza, Ivis Emília de Oliveira; Christoffel, Marialda Moreira.
Afiliação
  • Gomes, Ana Leticia Monteiro; Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro. BR
  • Machado, Maria Estela Diniz; Universidade Federal Fluminense. Niterói. BR
  • Souza, Sarah Nancy Deggau Hegeto de; Universidade Estadual de Londrina. Londrina. BR
  • Santos, Luciano Marques dos; Universidade Estadual de Feira de Santana. Feira de Santana. BR
  • Souza, Ivis Emília de Oliveira; Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro. BR
  • Christoffel, Marialda Moreira; Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro. BR
Saúde Redes ; 9(3): 1-25, set. 2023.
Article em Pt | LILACS-Express | LILACS | ID: biblio-1516087
Biblioteca responsável: BR1973.9
RESUMO

Objetivo:

analisar e comparar a estrutura e o processo de aleitamento materno do recém nascido prematuro em unidades de terapia intensiva neonatal na perspectiva dos profissionais de saúde.

Método:

estudo transversal realizado com 148 profissionais de saúde de duas unidades neonatais de dois hospitais universitários que foram entrevistados por meio de um formulário. A instituição A possui o título de hospital amigo da criança, Banco de Leite Humano e foram entrevistados 98 profissionais. Na instituição B foram entrevistados 50 profissionais. Os dados foram analisados pela estatística descritiva, pelos testes de X2 de Pearson e Exato de Fisher.

Resultados:

Menos da metade dos profissionais entrevistados de ambas as instituições (31,15%) apoiava a realização da primeira ordenha mamária; 7,4% estimulava todos os membros da família a realizarem a posição canguru na unidade neonatal e 3,4% estimulava a continuidade desse cuidado pela família no domicílio. Os profissionais da instituição A orientam mais sobre a existência de grupos de apoio para amamentação (p=0,00001) e sobre o acesso a grupos ou serviços de apoio após a alta hospitalar (p=0,004472) do que os profissionais da instituição B.

Conclusão:

o estudo verificou que existem fragilidades na estrutura e no processo de aleitamento materno em relação as ações de promoção e apoio em ambos serviços de saúde.
Licença
Palavras-chave

Texto completo: 1 Coleções: 01-internacional Base de dados: LILACS Idioma: Pt Ano de publicação: 2023 Tipo de documento: Article

Texto completo: 1 Coleções: 01-internacional Base de dados: LILACS Idioma: Pt Ano de publicação: 2023 Tipo de documento: Article