Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Uso de substâncias psicoativas entre adolescentes escolares de Distritos Municipais

Sousa, Larissa Maria Dantas de; Aragão, Joyce Mazza Nunes; Sousa, Francisco Matheus Azevedo de; Oliveira, Eliany Nazaré; Almeida, Paulo César; Bezerra, Soleane Mazza Nunes.
Saúde Redes ; 9(3): 1-16, set. 2023.
Artigo em Português | LILACS-Express | ID: biblio-1516090

Objetivo:

analisar o uso de substâncias psicoativas entre adolescentes escolares.

Método:

estudo transversal, de abordagem quantitativa, realizado em 2021, com 199 alunos de quatro escolas estaduais de Ensino Médio localizadas nos Distritos de um Município do interior do Ceará. Utilizou-se um questionário autoaplicável, DUSI (Drug Use Screening Inventory).

Resultados:

92 (46,2%) alunos cursavam o primeiro ano do ensino médio, eram do sexo feminino 114 (57,3%), com idade predominante de 15 a 16 anos (N 31 65,9%). Os adolescentes relataram o uso de todas as substâncias pesquisadas, ainda que fosse somente de uma a duas vezes no último mês. Foram prevalentes analgésicos (25,6%), álcool (15,1%), tranquilizantes (4,5%) e maconha (3,5%). Quase a totalidade dos participantes negou o uso de tabaco nos últimos 30 dias. A maioria dos participantes negou ter problemas associados ao uso dessas substâncias psicoativas.

Conclusão:

o estudo auxiliou a compreensão das substâncias psicoativas mais consumidas entre os alunos do Ensino Médio de Distritos Municipais, permitindo ampliar os conhecimentos sobre o uso de drogas no ambiente escolar. Esse achado demonstra a presença dessas substâncias e o uso entre os adolescentes, mesmo nos locais mais distantes dos grandes centros urbanos.
Biblioteca responsável: BR1973.9