Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Desafios e possibilidades de coparticipação da puérpera e do acompanhante no cuidado seguro / Challenges and possibilities of co-participation of the puerperal woman and the companion in safe care / Retos y posibilidades de la coparticipación de la puérpera y el acompañante para el cuidado seguro

Costa, Anna Caroline Leite; Oliveira, Marília Sousa de; Costa, Maria Tereza Teles Coelho Aguilar; Morais, Karyne Maria de; Corrêa, Allana dos Reis; Wegner, Wiliam; Burciaga, Luz Verónica Berumen; Manzo, Bruna Figueiredo.
REME rev. min. enferm ; 27: 1512, jan.-2023.
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1518168
Objetivo: identificar os desafios e as possibilidades de coparticipação das puérperas e dos acompanhantes no cuidado seguro na maternidade. Materiais e Métodos: estudo qualitativo realizado com 23 puérperas e 11 acompanhantes em uma maternidade de Belo Horizonte, entre março e julho de 2019. Os dados foram coletados por meio de entrevistas com roteiros semiestruturados e submetidos à análise de conteúdo temática, segundo o referencial teórico da segurança do paciente. Resultados: emergiram duas categorias: contribuição da puérpera e do acompanhante para o cuidado seguro; e desafios e contribuições para o alcance da coparticipação das puérperas e dos acompanhantes na segurança do paciente. Conclusões: acompanhantes e puérperas se reconhecem como coparticipantes na promoção da segurança do paciente, porém foi observada a falta de conhecimento e estímulo em relação à participação desses atores. Salienta-se a importância de utilizar tecnologias educativas para incluí-los como parceiros ativos na segurança do paciente.(AU)
Biblioteca responsável: BR21.2