Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Impact of surgical treatment on the gait of patients with cervical myelopathy / Impacto do tratamento cirurgico na marcha de pacientes portadores de mielopatia cervical / Impacto del tratamiento quirúrgico en la marcha de pacientes con mielopatía cervical

Lages, Dhara Siqueira; Soeira, Thabata Pasquini; Pontes, Mariana Demétrio de Sousa; Herrero, Carlos Fernando Pereira da Silva.
Coluna/Columna ; 22(4): e278455, 2023. tab, graf, il. color
Artigo em Inglês | LILACS | ID: biblio-1520803
RESUMO: Objetivo: Analisar o impacto da cirurgia na marcha de indivíduos portadores de Mielopatia Cervical Espondilótica (MCE) após um mês do procedimento. Métodos: Estudo observacional, longitudinal, com abordagem de análise quantitativa. Foram realizadas duas avaliações, a primeira uma semana antes da cirurgia e a segunda 30 dias após o procedimento. Foram analisadas as variáveis de espaço-tempo: avanços por minuto, comprimento do passo, tempo de ciclo, velocidade, passos por minuto, tempo de apoio, tempo de balanço, tempo do passo. As variáveis cinemáticas obtidas foram analisadas pelo Gait Profile Score (GPS) e Movement Analysis Profile (MAP). Resultados: comparando os valores pré e pós-operatórios, houve diminuição do número de passos por minuto (p=0,006), aumento no tempo de apoio (p=0,011) e aumento no tempo de ciclo (p=0,004), outras variáveis não apresentaram diferenças estatisticamente significativas. A média do GPS total dos pacientes na avaliação pré-cirurgia foi de 10,41 e após 1 mês do procedimento obteve-se a pontuação média de 10,56 o que não caracteriza diferença estatística entre as avaliações. Ao estabelecer uma comparação entre as duas avaliações em cada movimento articular dos membros inferiores utilizando o MAP, observa-se que a obliquidade e a rotação da pelve apresentaram alguma melhoria imediatamente após o procedimento cirúrgico. Já a flexão e extensão do joelho mostrou-se significativamente (p=0,018) mais comprometida após o procedimento quando comparada com o valor da mesma população pré cirurgia. Conclusão: a análise preliminar da marcha dos pacientes com MCE após um mês de intervenção não evidenciou benefícios imediatos do procedimento. Nível de Evidência II; Estudos terapêuticos - Investigação dos resultados do tratamento.

Assuntos

Humanos Ortopedia
Biblioteca responsável: BR15.3
Localização: BR15.3