Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Repercussões laborais no autocuidado em saúde de bombeiros militares brasileiros / Labor effects on the self-care of brazilian firefighters

Freitas, Fabíola Zenatta; Rodrigues, Maria Eduarda De Carli; Lorentz, Willian; Maestri, Eleine; Massaroli, Aline; Conceição, Vander Monteiro da.
Artigo em Português | LILACS, BDENF, SaludCR | ID: biblio-1520867

Introdução:

O autocuidado é uma importante estratégia para o bombeiro militar manter sua saúde em meio a uma atividade laboral que convive diariamente com situações de insegurança e estresse.

Objetivo:

identificar as percepções de bombeiros militares sobre as repercussões do seu trabalho no autocuidado em saúde.

Metodologia:

Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada nos moldes da Pesquisa Convergente Assistencial desenvolvida por meio de observação participante, grupos focais, oficinas e entrevistas coletivas junto a 34 bombeiros militares pertencentes a um Batalhão localizado no Sul do Brasil. Os dados obtidos foram submetidos a análise temática.

Resultado:

Obtiveram-se três temas finais, sendo eles, ''Estratégias de autocuidado e de promoção da saúde dos profissionais bombeiros''; e ''Repercussões do labor sob o autocuidado''. Enquanto, a análise dos dados das entrevistas coletivas propiciou a produção do tema ''Pontos de convergências a pesquisa como promotora de autocuidado''.

Conclusão:

Embora os participantes estejam conscientes de estratégias que contribuam para o autocuidado, eles também destacam a repercussão negativa que o trabalho tem sobre sua saúde.
Biblioteca responsável: CR1.1