Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Evidências de validade e fidedignidade da escala de Gratidão (G-20) / Evidence of validity and reliability of the Gratitude scale (G-20) / Evidencias de validez y confiabilidad de la escala de Gratitud (G-20)

Deluca, Victoria; Caobelli, Anna Clara Sarmento Leite; Severo, Marina Bittelbrunn; Machado, Wagner de Lara; Argimon, Irani Iracema de Lima.
Psico USF ; 28(3): 477-490, jul.-set. 2023. tab, graf
Artigo em Português | LILACS, INDEXPSI | ID: biblio-1521363
Este estudo teve como objetivo proporcionar evidências de validade e fidedignidade da Escala de Gratidão (G-20) para a população de adultos brasileiros. Especificamente, verificar a estrutura do questionário através da análise fatorial confirmatória, explorar a consistência interna da escala e as validades de critério concorrente e convergente. Trata-se de um estudo quantitativo, correlacional com delineamento transversal. A amostra por conveniência está composta por 348 adultos entre 18 e 59 anos das cinco regiões brasileiras. Os instrumentos utilizados foram questionário de dados sociodemográficos, G-20, GQ-6, DASS-21, PANAS e P-DURELL. A escala total demonstrou confiabilidade satisfatória (α = 0,92 e Ω = 0,71) e em todas as dimensões do instrumento. Além disso, a análise do ajustamento dos dados para a estrutura de quatro fatores apontou valor aceitável para uma boa adequação do modelo (RMSEA = 0,068, CFI= 0,956 e TLI= 0,949) e a predominância das correlações entre os instrumentos utilizados no estudo mostrou-se significativas. (AU)
Biblioteca responsável: BR1249.1