Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Avaliação da satisfação dos usuários de Aparelho de Amplificação Sonora Individual concedidos por um serviço especializado em saúde auditiva do SUS / Evaluation of the satisfaction of users of hearing aids granted by a specialized service in hearing health of SUS

Martins, Mateus Henrique Laurentino; Santos, Karlos Thiago Pinheiro.
Artigo em Português | LILACS, CONASS, Coleciona SUS, SES-GO | ID: biblio-1523329
O presente estudo teve como objetivo avaliar o nível de satisfação dos usuários de Aparelho de Amplificação Sonora Individual (AASI) atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Método:

Estudo de caráter analítico, quantitativo, transversal e de natureza exploratória. No período entre julho a setembro de 2022 foram coletados no prontuário e durante a entrevista, os dados sociodemográficos e clínicos de 50 participantes, selecionados por conveniência nas sessões de acompanhamento e entrega do AASI no Setor de Saúde Auditiva do Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (CRER). Para avaliar a satisfação dos usuários, utilizou o questionário Satisfaction With Amplification in Daily Life (SADL) com subescalas de avaliação como efeitos positivos, fatores negativos, imagem pessoal, serviços e custos.

Resultados:

A amostra deste estudo apresentou 50 participantes, com idade média de 62 anos e prevalência de 66% do sexo feminino. Esse dado levanta a hipótese da população feminina ter um papel ativo na busca da assistência de saúde. Em relação aos sintomas auditivos, grande parte dos pacientes queixaram de hipoacusia (86%) e zumbido (76%) como sinais que os motivaram a procura por um atendimento especializado. O tipo de perda auditiva prevalente foi a neurossensorial (77%) de grau moderado (50%), característica audiológica com maior percentual em ambas as orelhas. Por meio dos dados obtidos a partir da aplicação do questionário SADL, pode-se observar que a subescala de Serviços e Custos (5,85) e Efeitos positivos (5,84) evidenciou uma média superior comparado com as outras subescalas, indicando maior satisfação de tais condições proporcionadas pelo AASI.

Conclusão:

A maioria dos indivíduos usuários de AASI demonstraram estar satisfeitos com uso do dispositivo. O tempo curto entre o diagnóstico audiológico e a concessão da prótese auditiva, tipo e grau de perda auditiva em conjunto com o acompanhamento periódico para monitorar o processo de adaptação, foram fundamentais para fornecer boa audibilidade, compreensão de fala adequada e sobretudo melhora na qualidade de vida
Biblioteca responsável: BR1759.1