Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Avaliação de pacientes submetidos ao tratamento cirúrgico para Síndrome do Túnel do Carpo no Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo / Assessment of Patients Undergoing Surgical Treatment for Carpal Tunnel Syndrome at the Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo

Nascimento, Thiago Jardim do.
São Paulo; s.n; 2023. 48 p
Tese em Português | Coleciona SUS, Sec. Munic. Saúde SP, Hospital do Servidor Público Municipal-Produção, Sec. Munic. Saúde SP | ID: biblio-1524140

Introdução:

A síndrome do túnel do carpo (STC) é a neuropatia compressiva periférica mais comum no membro superior. Ela é causada pela compressão extrínseca do nervo mediano no nível do túnel do carpo. Os sintomas iniciais são dor e parestesia no território do nervo mediano e diminuição de força da musculatura tenar. Como afeta habilidades manuais finas e a força de preensão é importante causa de afastamento do trabalho e tem grande impacto econômico. O afastamento do trabalho após a cirurgia causa grande impacto econômico ao paciente e à sociedade. É importante, porém, avaliar esse tempo de afastamento no pós-operatório para reintroduzir o paciente nas atividades o mais precocemente possível.

Objetivos:

O objetivo primário dessa pesquisa é avaliar o tempo de retorno ao trabalho (TRT), tempo de retorno às atividades de vida diária (TRAVD) e os sintomas residuais após o tratamento cirúrgico de STC no Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM) de São Paulo (SP). De forma secundária, busca-se questionar se há algum fator para a demora ao retorno ao trabalho relacionado às características individuais e fomentar discussões sobre otimização no atendimento pós-operatório para diminuir o tempo de absenteísmo.

Métodos:

Os pacientes submetidos ao tratamento cirúrgico para STC no HSPM foram avaliados através de exame clínico e questionário semiestruturado entre março de 2022 e maio de 2023.

Resultados:

foram incluídos no estudo 45 pacientes. O tempo médio de afastamento do trabalho foi de 31,68 dias. A queixa mais comum no pósoperatório foi dor no punho (na incisão ou no território do nervo mediano). A média do tempo de afastamento do trabalho entre os diabéticos foi maior. Metade dos diabéticos operados apresentaram dor residual, contra 25,8% dos não diabéticos.

Conclusão:

O TRT não é uniforme na literatura, provavelmente devido à não uniformidade da documentação do pós-operatório e à heterogeneidade das populações estudadas. Ainda são necessários estudos adicionais para se definir quais fatores individuais controláveis afetam diretamente o tempo de retorno às atividades econômicas e propor protocolos factíveis e validados para o pós-operatório com o objetivo de otimizar esse retorno. Palavras-chave Síndrome do Túnel do Carpo. Cuidados Pós-Operatórios. Avaliação dos Resultados em Cuidados de Saúde. Absenteísmo. Resultado do Tratamento.
Biblioteca responsável: BR75.1