Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Investigação sobre os métodos de assepsia e equipamentos de proteção individual utilizados por manicures e pedicures / Research on asepsy methods and personal protective equipment used by manicurs and pedicurers / Investigación sobre métodos de asepsia y equipos de protección individual utilizados por manicuras y pedicuras

Nascimento, Lília Costa; Cavalcanti, Adilma da Cunha; Silva, Miriam Maria Mota; Silva, Maria Carolina Barbosa Moura da; Cabral, Hevelly Carlos; Santos, Nathália Patrícia Almeida.
Rev. Ciênc. Plur ; 9(3): 32265, 26 dez. 2023. tab
Artigo em Português | LILACS, BBO | ID: biblio-1524372

Introdução:

As atividades laborais de manicures e pedicures geram riscos de exposições acidentais aos patógenos vinculados ao sangue como vírus, fungos e bactérias, devido à falta de adesão às medidas de biossegurança, e procedimentos de esterilização acarretando riscos à saúde dos profissionais e clientes.

Objetivo:

Verificar os conhecimentos das manicures e pedicures sobre os métodos de limpeza e esterilização de materiais, o uso de equipamentos de proteção individual e doenças relacionadas à profissão.

Metodologia:

Estudo transversal de abordagem quantitativa, realizado entre Outubro de 2017 a Janeiro de 2018, com 22 participantes finais. Incluídos os maiores de 18 anos, ambos os sexos, experiência mínima de um ano e residir em Nova Floresta. A técnica para seleção da amostra foi snowball.

Resultados:

A limitação de conhecimento sobre os riscos laborais na exposição de agentes infectantes, a baixa adesão no uso de equipamentos de proteção individuale a falta de padronização no processo de descontaminação, limpeza, desinfecção e esterilização dos instrumentais estão associados ao potencial risco de contaminação por agentes infecciosos, e ao acometimento de doenças infectocontagiosas por manicures, pedicures e clientela.

Conclusões:

Existem fragilidades no conhecimento destes profissionais,a maioria expõe métodos de antissepsia precários, devido a falta de sistematização e padronização dos procedimentos de limpeza, descontaminação dos instrumentais e o uso de equipamentos de proteção individual, além do conhecimento da profissão ter sido adquirido informalmente (AU).
Biblioteca responsável: BR1264.1